19/04/2024

Banco do Brasil se organiza para doação de computadores para inclusão digital

Banco do Brasil se uniu ao Ministério das Comunicações para doar computadores para programa de inclusão digital.

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e a Presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, se reuniram para acertar os detalhes da assinatura do Acordo de Cooperação do programa Computadores para Inclusão.

MCom BB

O programa, liderado pelo Ministério das Comunicações, visa apoiar projetos de inclusão digital através de Centros de Recondicionamento de Computadores e Pontos de Inclusão Digital.

Juscelino Filho ressaltou que muitos beneficiários desses centros são jovens e adultos em situação vulnerável, para quem o acesso a computadores representa oportunidades importantes de educação e capacitação profissional.

“Muitos dos beneficiários dos CRCs são jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, para quem o contato com equipamentos de informática representa uma oportunidade crucial de educação e capacitação profissional”.

O Banco do Brasil anunciou sua participação no programa Computadores para Inclusão, uma iniciativa alinhada com a Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos, estabelecida pela Lei 14.479/2022.

Como parte desse compromisso, o banco irá doar equipamentos obsoletos que já não têm utilidade para suas operações. Esses equipamentos serão encaminhados para Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), que são espaços especialmente adaptados para receber e recondicionar esses dispositivos.

Nos CRCs, além do processo de recondicionamento dos equipamentos, são oferecidos cursos e oficinas relacionados à tecnologia. Além disso, os CRCs têm a responsabilidade de realizar o descarte adequado de resíduos eletrônicos, seguindo as normas ambientais e de segurança.

Os dispositivos que passam pelo processo de recondicionamento nos CRCs são então destinados aos Pontos de Inclusão Digital (PIDs), em consonância com a Política Pública de Inclusão Digital. Dessa forma, o ciclo de vida dos equipamentos é prolongado, contribuindo para a inclusão digital e para a redução do impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de resíduos eletrônicos.

O Ministério das Comunicações lançou e expandiu o Programa Computadores para Inclusão, estabelecendo 19 Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) em todo o Brasil, com planos para mais seis unidades até o final de 2024.

Mais de 145 cursos foram oferecidos, beneficiando mais de 33 mil alunos com habilidades digitais. Além disso, mais de 34,7 mil computadores recondicionados foram doados, criando cerca de 2,4 mil Pontos de Inclusão Digital (PIDs) em 731 municípios e ajudando a destinar 3 mil toneladas de resíduos eletrônicos de forma correta.

Essas iniciativas destacam o compromisso do Ministério em promover a inclusão digital e a gestão sustentável, tornando-se uma referência positiva no Brasil. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, enfatiza a importância dessas ações para a inclusão social e a qualificação profissional, fortalecendo as políticas públicas lideradas pelo Ministério.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários