05/04/2024

Ligga planeja vender seus ativos de fibra óptica para a V.tal

Segundo as fontes envolvidas no caso, as empresas estão conversando entre si, mas a negociação com o BTG Pactual não será tão fácil; entenda.

Entre os assuntos de venda de base de clientes de internet via fibra óptica, surge no mercado a possibilidade de um novo negócio envolvendo o segmento. De acordo com três fontes ouvidas pelo Valor, a paranaense Ligga negocia a venda de sua rede de fibra óptica para a provedora de infraestrutura de rede neutra V.tal.

A Ligga tem atuação em mais de 400 cidades no Paraná, em São Paulo e no Mato Grosso, e se os ativos forem alienados, o atendimento aos clientes do serviço de banda larga fixa seria feito por meio da locação de capacidade junto à V.tal. O negócio seria o mesmo que foi feito pela Oi, Telefônica e TIM Brasil, que é segregar os ativos em uma unidade independente. Ou seja, a carteira ainda ficaria dentro da Ligga.

A conversa com a V.tal existe, sim”, confirma fonte que acompanha de perto as negociações. “Mas a negociação com o BTG Pactual deve ser dura e longa”. Isto porque, os fundos do BTG Pactual são os acionistas controladores da V.tal, detendo 68,8% do capital social da companhia, de acordo com a versão mais recente do Formulário de Referência da empresa. Os outros 32,2% pertencem à Oi. Já a Ligga é controlada por fundos geridos pelo empresário Nelson Tanure.

Se o negócio vier a ser concretizado, a empresa controlada por fundos do BTG terá uma oportunidade de diversificar suas receitas, segundo a fonte em anonimato. Isso porque a Ligga, ao se desfazer de sua infraestrutura óptica, precisaria alugá-la.

De acordo com dados compilados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em janeiro, a Ligga tinha quase 360 mil clientes no seu serviço de banda larga fixa. A rede de fibra óptica da empresa tem mais de 50 mil quilômetros de extensão. Ainda em 2023 a operadora assinou acordo que lhe permite utilizar a infraestrutura de rede da V.tal para prestar serviços em qualquer localidade atendida pela empresa de rede neutra. A Ligga já atende Guarapuava (PR) e Cascavel (PR) por meio da rede neutra.

A Ligga, assim como a V.tal foram procuradas para comentar o assunto, mas somente a operadora paranaense quis se manifestar, afirmando que “está disposta a liderar essa frente, focada no atendimento e novos serviços para o cliente, bem como com as oportunidades de negócio para crescimento dentro da indústria de telecom”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários