18/04/2024

Claro e Entel apresentam propostas em segundo leilão do 5G no Chile

Se a América Móvil vencer a licitação, o país terá uma nova operadora 5G, pois a Entel já possui 50 MHz de espectro na banda de 3,5 GHz.

Nesta quinta-feira (21), a Subsecretaria de Telecomunicações do Chile (Subtel) realizou a abertura das propostas para as empresas que irão participar do segundo leilão do 5G do Chile. O processo contempla a concessão de até cinco blocos de 10 MHz na faixa de 3,5 GHz, expandindo a capacidade e cobertura disponível desta rede para todos os chilenos, ao conectar mais de 100 novas localidades e 1.500 quilômetros de rodovias.

As duas empresas que apresentaram interesse foram a Entel Telefonía Local SA e a Claro Chile SpA. O conteúdo das propostas não foi divulgado. A comissão avaliadora verificará se as ofertas estão de acordo com as condições estabelecidas.

Claudio Araya San Martín, subsecretário de telecomunicações do Chile, durante o ato de abertura, diz que “Entendemos que vamos fortalecer uma política pública que teve sucesso e posicionou o Chile como um dos líderes indiscutíveis na América do Sul, em termos de telecomunicações”.

“O Chile está muito bem posicionado a nível mundial em matéria de telecomunicações e somos líderes na América do Sul na instalação de redes 5G, que abrangem todas as capitais regionais e provinciais do país com redes de alta velocidade”, afirma.

O objetivo desta segunda licitação é para atender mais regiões do país chileno. Para isso, o Subsecretário afirma que, “em um prazo de dois anos ou dois anos e meio, o espectro atualmente disponível será escasso para a implementação das novas redes, e é necessário expandir desde já as capacidades”.

Atualmente, a rede 5G cobre todas as capitais regionais e provinciais do país. Se a Claro, da América Móvil, vencer a licitação, o país terá uma nova operadora 5G, pois a Entel já possui 50 MHz de espectro na banda de 3,5 GHz para implantação da rede.

Já a Claro possui 50 MHz na faixa de 3,5 GHz para operar o serviço de telefonia fixa sem fio, com 30 mil conexões e 500 estações-base. A tentativa de alterar sua concessão para oferecer serviços móveis foi rejeitada pelo Supremo, embora já ofereça serviços móveis em outras faixas.

A Movistar e a WOM também oferecem serviços 5G no Chile. As duas operadoras obtiveram espectro na faixa de 3,5 GHz no primeiro leilão realizado em 2021. Desde então, o Chile registra 2,38 milhões de usuários com a tecnologia.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários