05/04/2024

Operadora móvel do Chile leva conectividade 5G para a Antártica

Tecnologia foi implementada no assentimento Villa Las Estrellas, modernizando a rede que contava apenas com 2G desde 2005.

A Entel, operadora móvel do Chile, lançou pela primeira vez o 5G para Villa Las Estrellas, na Antártica, que desde 2005 não tinha sua estrutura de conectividade atualizada, onde ainda receberia apenas o 2G. A modernização da rede foi feita na base do Presidente Eduardo Frei Montalva, na Ilha Jorge.

Antártida Chilena recebe rede 5G | Presidência

Esta implantação é um passo fundamental nos serviços de dados e telefonia que a Entel fornece no continente branco desde 1997 e na telefonia móvel 2G desde 2005. Isto beneficiará os 191 residentes de Villa Las Estrellas de la Antártica, que é um dos assentamentos chilenos, assim como os visitantes.

Antonio Büchi, diretor geral da empresa, diz que levar a tecnologia de última geração para a Antártica “foi um desafio enorme, especialmente em termos técnicos”. “Estamos muito orgulhosos de poder afirmar que fomos pioneiros no mundo em fornecer uma rede 5G pública para nossos clientes, especialmente nestes tempos em que a conectividade e a comunicação contribuem tremendamente para a qualidade de vida das pessoas, principalmente em lugares geograficamente isolados“, diz.

“Esperamos que este grande marco permita melhorias significativas na conectividade do continente branco e um apoio importante para a comunidade que atua nesta área e para a atividade científica que tem grande presença na Antártida”, declara Büchi.

A Entel ainda informou que forneceu cobertura de tecnologia 3G e 4G na Antártica, permitindo uma melhor experiência e capacidade na base através de um investimento de 345 mil dólares. “Hoje a Antártica continua com uma conexão robusta, igual a de alguém em Santiago. Na verdade, nessas poucas semanas de testes, a antena trafega 28% do tráfego de uma antena média na rede. É uma rede pública, para que turistas e visitantes que possuam chip Entel e telefone compatível possam se conectar à rede mais moderna dessas latitudes”, disse Büchi.

Tradicionalmente, a conectividade chega à Antártica por métodos alternativos, como satélites. No entanto, as estações de pesquisa na região precisam confiar em comunicações por satélites GEO envelhecidos, mas agora já conta com mais opções, como o serviço de empresas como Starlink, da SpaceX, que recentemente implantou sua internet na estação de pesquisa dos EUA.

A base antártica da Austrália recentemente também obteve um impulso de conectividade em um novo acordo com a Speedcast, e a Telenor instalou recentemente uma nova estação base na estação norueguesa.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários