05/04/2024

Cidade inteligente: TIM apresenta solução de telegestão para iluminação pública

Solução integra a TIM IoT Solution e já está em implementação em Curitiba em parceria com a Engie, fornecedora de energia renovável.

Durante o Smart City Expo Curitiba nesta quarta-feira (20), maior evento de cidades inteligentes do Brasil, a TIM apresentou o projeto TIM Smart Lighting, uma solução desenvolvida pela operadora para a telegestão da iluminação pública em municípios brasileiros, sendo a única operadora homologada pelo Inmetro.

A solução já está em implementação em Curitiba por meio de uma parceria com a Engie, referência mundial em energia e serviços de baixo carbono, que contempla cerca de 45 mil pontos de gestão das luminárias inteligentes distribuídas pela cidade.

Ao todo, a operadora tem mais 150 mil pontos de iluminação pública instalados por todo o país, impulsionando as “Cidades Inteligentes”. Segundo Dal Forno, diretor de Desenvolvimento de Mercado IOT e 5G da TIM Brasil, a operadora pretende levar esta solução para outras cidades brasileiras através de parcerias público privadas.

Forno explica que as luminárias reportam e recebem as informações essenciais para todas as funcionalidades na rede em nuvem por meio da conectividade da TIM. Os dispositivos e a plataforma de gestão de serviço acompanham o consumo de energia, controlar a luminosidade, receber alertas em tempo real sobre luminárias defeituosas, além de ligar ou desligar os dispositivos. Outro detalhe importante citado pelo executivo é a localização por GPS, que permite uma gestão mais eficiente dos ativos, trazendo mais segurança e inibindo o furto de equipamentos.

A solução da operadora integra o TIM Iot Solutions, vertente da tele que faz referência a tecnologia Internet das Coisas e foi criada recentemente em substituição da TIM Empresas. A frente busca alavancar a transformação digital da indústria brasileira e ser a principal habilitadora de novos negócios com o uso da internet das coisas, com foco nas verticais Agronegócio, Utilities, Logística e Indústria 4.0.

Por meio do segmento, a operadora espera impulsionar sua receita de IoT no Brasil, que será quatro vezes maior em cinco anos, considerando o período de 2022 a 2027. A TIM IoT Solution vai ser dedicada à digitalização de processos, automação operacional e eficiência produtiva dos seus clientes corporativos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários