05/04/2024

Homem é detido após invadir área de telecomunicações em Santa Catarina

Guarda Civil Municipal (GCM) foi deslocada até o local para atender uma denúncia referente à invasão de propriedade na Praia do Pinho, em Balneário Camboriú.

Guardas municipais detiveram no último domingo (11), na Praia do Pinho (SC), um homem acusado de ter invadido uma propriedade privada usada pelas empresas de telecomunicações Oi, Vivo e TIM. Além da infraestrutura de antenas e cabos usados por essas empresas privadas, o local também abriga equipamentos fundamentais para a operação de serviços de emergência como a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú, cidade localizada a 85 km da capital Florianópolis.

gcm

Segundo informações da imprensa local, a Guarnição de Capturas da Guarda Municipal foi mobilizada por volta da 00h30 após a Central receber a denúncia. Os agentes, então, se deslocaram para o endereço da ocorrência, onde abordaram um indivíduo de 48 anos que, ao que tudo indica, teria quebrado o cadeado e adentrado na propriedade.

Não há relatos de problemas na rede de telecomunicações ou internet do município em decorrência desse caso. O homem foi encaminhado à Central de Plantão Policial permanecendo à disposição da justiça. Ele pode responder pelo Art. 150 do Código Penal (CP), que prevê uma pena de detenção, de um a três meses, ou multa.

Telecom e os furtos

Roubos e furtos de cabos e equipamentos usados por empresas do setor de telecomunicações é algo frequente no Brasil. Os fios de fibra óptica não possuem valor comercial no mercado paralelo, porém os cabos de cobre são fortes atrativos.

Em muitos casos, o criminoso não consegue diferenciar visualmente o tipo de material usado pelas companhias nos postes, logo, furta o que houver mesmo que não haja nenhuma chance de lucro com o item furtado. Como resultado, milhares de clientes podem ter seus serviços suspensos até que os itens levados sejam repostos.

Na cidade de São Paulo, o furto de fios disparou no ano passado com 153 quilômetros de fios e cabos furtados da CET e Enem nos 4 primeiros meses do ano.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários