25/04/2024

TIM planeja implantar estrutura de fibra óptica e 5G em Itaúna

Em reunião com a Prefeitura, a operadora se comprometeu a fazer reparos na cidade até 20 de fevereiro onde o projeto será executado.

Na semana passada, em uma reunião no Gabinete Oficial da Prefeitura de Itaúna (MG), representantes da TIM apresentaram um cronograma para implantação de fibra óptica e 5G para a administração municipal. Esteve no encontro o prefeito Neider Moreira, o gerente de projetos e o fiscal de obras da tele, Denilson Batista Lemos e Renato Almeida de Araújo.

Imagem: Prefeitura de Itaúna

Além disso, a operadora de telefonia também se comprometeu em reparar, até 20 de fevereiro, passeios, meio-fio e asfalto em vias públicas onde o projeto é executado. As intervenções são realizadas mediante condicionante com o Município, por meio de processo administrativo.

Na reunião foram discutidas as intervenções que estão ocorrendo no município, necessárias para a passagem de cabos de fibra óptica. O objetivo é melhorar a prestação do serviço móvel e aumentar a capacidade de atendimento da TIM na cidade, incluindo a preparação para implementar o 5G.

Segundo a assessoria de comunicação do Executivo, a primeira fase de execução do projeto consiste nas perfurações do solo urbano e criação de dutos subterrâneos para receber o novo cabeamento de fibra óptica já se encontra encerrada.

Em nota, a Prefeitura explicou que a operadora vai utilizar método não destrutivo na criação dessa infraestrutura subterrânea de telecomunicações, minimizando os impactos da obra e reduzindo significativamente o prazo necessário para a sua execução. “Além de contribuir para a necessária redução da utilização de cabos aéreos suspensos nos postes da cidade, que já se mostram sobrecarregados em alguns pontos, gerando poluição visual”, completou.

Também participaram do encontro o chefe de Gabinete, Fares Neto, os secretários Municipais de Planejamento e Governo, Lucinho de Santanense, Regulação Urbana, Thiago Nogueira, e o gerente Superior de Regulação Urbana, Otávio Melo.

Thiago Araújo afirmou que espera que o cabeamento aéreo seja cada vez menos utilizado por novos empreendimentos. “A secretaria tem atuação voltada para minimizar os impactos negativos consequentes do crescimento urbano da cidade”, afirma.

“A Secretaria Municipal de Regulação Urbana espera, num breve futuro, reduzir o cabeamento aéreo nos novos empreendimentos”, ressaltou Thiago Nogueira.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários