05/04/2024

Claro e SKY removem o Tooncast dos seus serviços de TV paga

Embora não esteja mais disponível na programação das operadoras de TV, o site do Tooncast ainda está disponível na internet.

Nesta quarta-feira (31/01), sem nenhum aviso prévio ou comunicado aos assinantes, a Claro removeu o canal Tooncast da grade do seu serviço de TV por assinatura. O desligamento do canal já era algo prenunciado, mas apenas na empresa de TV por satélite da SKY.

Até o momento, a transmissão do canal saiu apenas da programação das operadoras de TV por assinatura. O site online do Tooncast ainda está disponível na internet, e com programação prevista até 20 de fevereiro. Ou seja, é possível deduzir que o funcionamento total do canal será finalizado a partir desta data, com algumas operadoras ainda transmitindo o canal até lá.

O Tooncast chegou ao Brasil em 2008, focando na exibição de desenhos clássicos, em especial os da Hanna Barbera e Cartoon Network. O canal é famoso por exibir animações infanto-juvenis clássicas da Warner Bros Entertainment. Porém, em 2021 a grade do canal foi enxugada por conta do lançamento da HBO Max, onde a maioria dos desenhos do canal foram transferidos para a plataforma de streaming.

A saída do Tooncast da Claro e da SKY não vem exatamente como uma surpresa, uma vez que em dezembro de 2023, a Warner Bros. Discovery anunciou o encerramento de suas atividades ainda em 2024, juntamente com o canal TCM.

A renovação de catálogo de canais na TV por assinatura, seja por fim de contrato ou por finalização de atividades das empresas proprietárias, tem sido tendência ultimamente. Por exemplo, a partir de 29 de fevereiro, três canais de TV da Disney deixarão a grande da Oi TV: ESPN2, FOX Sports 2 e Cine Canal. Segundo a Oi, a medida é resultado das negociações de renovação de contrato entre a Oi e a programadora Disney.

Ao serem questionadas sobre a retirada do Tooncast do seus serviços, somente a Claro respondeu, afirmando que ‘por decisão da programadora, substituiu o canal em sua grade de programação pelo Adult Swim em novembro de 2023”. E destaca que “que segue distribuindo o TCM aos assinantes da Claro tv+”.

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários