19/04/2024

Anatel aponta crescimento significativo do 5G em 2023 no Brasil

Ano passado, o Brasil tinha 282 cidades com a rede ativa e mais de 16 mil estações rádio base (ERBs) em funcionamento; saiba mais.

De acordo com dados recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em 2023, o 5G apresentou um crescimento significativo em relação a 2022, quando atingiu 5,7 milhões de clientes. A tecnologia fechou 2023 alcançando 20,5 milhões de clientes, 3,5 vezes maior que o valor registrado no ano anterior, e um aumento de 14,77 milhões de novos acessos.

Quando se trata das operadoras, embora a Claro tenha a liderança com 7,7 milhões de acessos ativos, a Vivo possui uma fatia similar com 7,6 milhões de clientes, em seguida vem a TIM, com 5,2 milhões de novos acessos de quinta geração de internet móvel.

Em porcentagens de mercado, a Claro e a Vivo em dezembro de 2023 tiveram 37,6% e 37,1%, respectivamente. Enquanto que a TIM respondeu 25,4% dos acessos. Em relação ao ano de 2022, a Telefônica mostra um crescimento expressivo, uma vez que registrou 34,2% (1,96 milhão das linhas 5G), enquanto que a Claro tinha 42,9% (2,46 milhões de acessos) e a TIM, 22,9%.

O avanço da tecnologia no país, além da maior oferta de smartphones 5G são alguns dos motivos pelo crescimento da rede no país. Ano passado, o Brasil tinha 282 cidades com a rede ativa e mais de 16 mil estações rádio base (ERBs) em funcionamento.

Vale ressaltar que as operadoras já podem iniciar a ativação do serviço 5G em 3.079 municípios brasileiros, uma vez que a Anatel já liberou a faixa de 3,5 GHz para uso nessas cidades.

De modo geral, o acesso de telefonia móvel de todas as tecnologias (4G ,5G, 3G e 2G) fechou em 2023 em 256,2 milhões de linhas ativas, 4,3 milhões de novos acessos – um salto de 1,7%. Neste montante também estão incluídas as tecnologias M2M e PoS, que cresceram 10,2%.

Modalidade de pagamento

Nesse período também houve crescimento no número de clientes pós-pago, sendo que em 2023 foram 4,7 milhões de novas assinaturas em relação a 2022 – totalizando 105,8 milhões de acessos. A Claro (36,5 milhões) lidera no quesito de ter ganhando maior número de clientes pós: 3,2 milhões a mais. Já a Vivo (45,9 milhões de acessos) adicionou 2 milhões e a TIM (22,5 milhões) não teve adição, mas perda de cerca de 340 mil linhas.

À medida que o pós cresce, o pré-pago cai. A modalidade de pagamento fechou 2023 com 107,4 milhões de acessos, após perder cerca de 4,4 milhões de chips. A Vivo registrou 37,2 milhões de linhas ativas, seguida da Claro (35,4 milhões) e da TIM (33,6 milhões).

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