16/04/2024

TJ do Amazonas vai receber internet via satélite da Starlink

Além da conectividade, o serviço que será prestado pela Sencinet, vencedora de uma licitação, inclui terminais para 61 comarcas do órgão.

O Tribunal de Justiça do Amazonas será conectado pelo serviço de internet via satélite da Starlink. Acontece que a Sencinet, integradora de soluções e serviços gerenciados, assinou uma Ata de Registro de Preços que viabilizará o fechamento de um contrato com tribunal para a prestação de serviço de conectividade.

A ata de registro de preços permite que outros órgãos possam aderir até um total de 122 conexões com a constelação de satélites da Starlink. Além da conexão, o serviço prestado pela Sencinet inclui terminais para 61 comarcas do órgão, o que viabilizará uma ampliação significativa na velocidade e na qualidade dos serviços prestados pelo órgão em todas as regiões do Estado.

Para firmar o acordo, a Sencinet venceu um pregão marcado pela participação expressiva tanto de outros parceiros da Starlink de grande porte como por empresas médias e pequenas.

“O resultado consolida a força dos diferenciais competitivos da Sencinet para este tipo de operação. Afinal, além da possibilidade de usar a constelação de satélites de baixa órbita da Starlink, a Sencinet consegue agregar aos clientes toda uma gama de serviços essenciais para a transformação digital de empresas de todos os setores, como SD-WAN, segurança de rede e outros. Tudo isso gerenciado fim a fim com a experiência de uma organização que já trabalha com satélites há décadas nas mais diversas situações geográficas e com as mais complexas necessidades e tecnologias”, explica.

O gerente comercial da Sencinet, Thiago Falcão, chamou a atenção para a participação de algumas companhias que não são credenciadas junto à Starlink para operacionalizar este tipo de serviço. “Caso escolham trabalhar com organizações sem este tipo de parceria formalizada junto à Starlink, os órgãos públicos correm o risco de suspensão imediata do serviço caso tal prática seja identificada“, explica.

A ampliação da potência da conectividade com o uso dos satélites da Starlink em parceria com a Sencinet ocorre como parte de um processo estratégico de evolução do uso da tecnologia pela justiça do Amazonas. Como próximos passos, a justiça amazonense pretende adotar inteligência artificial e criar robôs para a automação de tarefas em vários fluxos.

Importante lembrar que a Starlink tem sido uma opção de conectividade para os órgãos e instituições brasileiras. Recentemente, a Marinha do Brasil assinou um acordo com a empresa de Elon Musk para o serviço de internet via satélite em alguns dos seus principais navios. Segundo os militares, a rede foi contratada para complementar os sistemas de comunicação já disponíveis na frota.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários