06/04/2024

Televisa fecha emissoras afiliadas em vários estados do México

Segundo informações, a empresa foi obrigada a encerrar afiliadas regionais, e agora só haverá cinco delas locais no resto do país mexicano.

Nos últimos dias, a Televisa anunciou o encerramento de várias emissoras afiliadas da rede em diferentes estados do México, deixando estas entidades sem meios de comunicação e centenas de pessoas sem emprego. Podem ser citados os casos dos canais que tinha no Estado do México, em Morelos, em Oaxaca, em Durango, em Saltillo, em Piedras Negras, em Chiapas, em Zacatecas, em Tampico e em Chihuahua.

Segundo informações não oficiais de alguns meios de comunicação locais, dada a crise que atravessa a Televisa, a empresa foi obrigada a encerrar afiliadas regionais, e agora só haverá cinco delas locais no resto do país.

No Estado mexicano, foi no programa “Por la Mañana” que os apresentadores anunciaram o fechamento das portas da Televisa-Univisión para a entidade mexicana e se despediram de seu público, lamentando o acontecimento inesperado, pois para eles também o aviso foi surpreendente.

Depois disso, alguns motoristas e trabalhadores da empresa compartilharam mensagens de despedida em suas redes sociais, como Germán Zepeda, que deu o noticiário noturno na entidade e destacou que rumores de fechamento se espalhavam desde quinta-feira (25). Nesta sexta-feira (26) foi finalizado quando foram convocados para uma reunião para notificá-los oficialmente do edital.

“Hoje minha casa, a Televisa-Univisión, fechou as portas depois de muitos anos de história na entidade. É uma notícia que me impacta muito pela rapidez, pela forma como chega neste nascente 2024. Lamento muito não ter tido a oportunidade de me despedir de vocês no ar, do grande público que me acompanhou durante estes anos, mas são decisões imediatas”, disse Germán Zepeda.

O apresentador explicou que cerca de 60 pessoas serão afetadas pelo encerramento da estação de televisão, entre motoristas, repórteres, cinegrafistas, pessoal administrativo, produção, administração e muito mais.

As subsidiárias da rede Televisa estão localizadas em cidades do interior do México. Sua programação é alimentada principalmente pela mesma programação que os sinais nacionais da Televisa transmitem, mas possuem blocos de conteúdo produzido localmente, como telejornais, programas de entretenimento e programas esportivos.

O comunicado da Televisa afirma que vão reforçar as produções locais, embora com “uma maior perspectiva regional”. “Esta cobertura manterá a tradicional proximidade com o local”, foi indicado. Além disso, foi informado que a produção de notícias locais continuará com presença em 30 cidades do México, que cobrem “os principais mercados regionais”.

Dentre as emissoras citadas, há algumas que fecharão totalmente, enquanto em outras o que foi cancelado foi a produção local de conteúdo; Este último continuará a funcionar, mas com muito poucos funcionários. As frequências que a Televisa possui em cada uma das cidades onde decidiu encerrar as suas subsidiárias continuarão a transmitir a programação da empresa de comunicação, mas receberão o sinal de uma cidade ou vila próxima.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários