24/04/2024

Starlink vai conectar máquinas agrícolas da John Deere no Brasil e EUA

Segundo a fabricante de equipamentos agrícolas, a conexão via satélite será implementada tanto nas máquinas novas quanto nas já existentes.

A John Deere, empresa norte-americana de fabricação e venda de equipamentos agrícolas, anunciou uma parceria com a SpaceX para fornecer conexão de internet via satélite da Starlink, constelação de satélites de baixa órbita (LEO), em máquinas agrícolas, como tratores, colheitadeiras e pulverizadores.

Inicialmente, apenas produtores do Brasil e dos Estados Unidos terão acesso à iniciativa, que tem previsão de início no segundo semestre de 2024. O plano é expandir o serviço para mais países. “O Starlink é ideal para localidades rurais“, afirmou a empresa na rede social.

“Ainda neste ano, a @JohnDeere começará a equipar máquinas novas e existentes nos EUA e no Brasil com o Starlink para ajudar a conectar agricultores à internet de alta velocidade, permitindo que aproveitem totalmente as tecnologias de agricultura de precisão”.

Para isso, as concessionárias da fabricante de equipamentos agrícolas deverão instalar um terminal da Starlink em máquinas compatíveis da John Deere. Os custos das antenas e do serviço de software para os agricultores ainda não foram determinados, disse a empresa, mas a atualização deve contemplar tanto para máquinas novas, quanto em parte das já existentes.

De acordo com a fabricante, os tratores testados para condições agrícolas severas também contarão com um modem 4G LTE, para conectá-los a centros de operações.

Com o acordo entre as empresas, será possível superar desafios de conectividade que o agronegócio enfrenta. Ou seja, terá um aproveitamento integral de tecnologias de agricultura de precisão, maior autonomia, compartilhamento de dados em tempo real e comunicação entre as máquinas.

Para o vice-presidente de sistemas de produção e agricultura de precisão da John Deere, Aaron Wetzel, será um ganho de produtividade e crescimento de rentabilidade nas operações de clientes do agro.

“Por exemplo, ao longo de todo o ano, os agricultores precisam concluir tarefas em janelas de tempo muito curtas. Esta dinâmica exige a execução de etapas de produção extremamente precisas, paralelamente à coordenação entre as máquinas e o gerenciamento do seu desempenho. Cada uma dessas áreas é aprimorada pela conectividade, o que torna toda a operação mais eficiente, eficaz e rentável”, afirmou Wetzel, em comunicado.

O acordo entre as companhias é parte de bilhões de dólares que a Derre tem investido na criação de serviços assistidos por computador para agricultores, incluindo o software que permite a pulverização seletiva de herbicidas e tratores autônomos para arar campos.

Segundo a John Deere, cerca de 30% das áreas cultivadas nos EUA não têm serviço Wi-Fi suficiente, enquanto que no Brasil mais de 70% das áreas cultivadas não têm conectividade adequada. Ter conexão adequada permitirá que os agricultores monitorem remotamente seus equipamentos, resolvam problemas sem precisar levar tratores para oficinas de reparos e recebam dados em tempo real sobre solo, sementes e plantio.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários