23/04/2024

SpaceX lança primeiros satélites para fornecer rede direta para celulares

Empresa planeja iniciar a oferta do serviço este ano, pelo menos, com a entrega direta de mensagens SMS entre os dispositivos.

A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, deu início ao seu plano de ofertar serviço de internet via satélite para celulares ainda em 2024. Nesta quarta-feira (03), a empresa lançou seus primeiros seis satélites Starlink com capacidade de fornecer cobertura móvel diretamente para os aparelhos, chamado de “Direct to Cell“.

A ideia é fazer com que os artefatos funcionem como torres de telefonia celular no espaço, transmitindo sinais diretamente para os dispositivos móveis, permitindo que o usuário acesse internet, voz e dados em áreas remotas onde os sinais tradicionais de celulares são fracos ou inexistentes. Segundo a empresa, a tecnologia irá melhorar a conectividade global e ajudar a eliminar zonas mortas.

A empresa planeja ampliar “rapidamente” o projeto, de acordo com Sara Spangelo, diretora sênior de engenharia de satélites da SpaceX. “O lançamento desses primeiros satélites diretos para celular é um marco emocionante para a SpaceX demonstrar nossa tecnologia”, disse ela.

Possivelmente, os primeiros clientes que deverão experimentar o serviço serão os da T-Mobile, operadora canadense Rogers Communications; australiana Optus; KDDI do Japão, One New Zealand, empresa suíça Salt Mobile e Entel Chile. A empresa fez uma parceria com a operadora em 2022 e obteve aprovação da Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos EUA no mês passado.

A ideia é trabalhar com outras operadoras ao redor do mundo, sendo que já recebeu aprovação da FCC para realizar testes em outros países, incluindo o Brasil. A Starlink prevê que ainda este ano facilite a troca de mensagens SMS diretamente de seus satélites. Já os serviços de voz e dados a partir de 2025. Dispositivos IoT que usam padrões LTE comuns também serão suportados. Os operadores inscritos têm acesso recíproco noutros países parceiros.

A tecnologia “Direct to Cell“ vai tornar possível a ligação direta ao telefone celular sem a necessidade de estações terrestres, facilitando a conectividade em áreas onde a cobertura tradicional não chega. Ou seja, a ideia não é substituir o sinal móvel das torres terrestres, mas poderá ser útil nas áreas urbanas, onde poderá ser usada para aumentar a capacidade das redes celulares e reduzir o congestionamento.

O serviço de internet via satélite para celulares será importante para áreas rurais e remotas, que costumam ter menos acesso a infraestrutura tradicional, como redes de cabos e fibra óptica. O que será essencial para o desenvolvimento econômico e social para as pessoas que moram e trabalham nestas localidades.

Vale lembrar que no Brasil, operadoras como a TIM e Claro também estão interessadas em ofertar o serviço, mas aguardam autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para iniciar os testes. As duas empresas pediram à agencia uma licença científica para experimentar a tecnologia em algumas regiões do país por dois anos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários