26/04/2024

Samsung perde o posto de maior fabricante de smartphones do mundo

Desde 2010 que a empresa é líder no mercado, mas pela primeira vez após 12 anos, perde a coroa para a fabricante do iPhone.

Após 12 anos de reinado, a Samsung perde sua coroa de maior produtora de smartphones do mundo em 2023 para a Apple, de acordo com dados preliminares da International Data Corporation (IDC) reunidos no relatório Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker. Uma pesquisa da Canalys também aponta que a sul-coreana perdeu seu posto para a fabricante do iPhone.

Segundo a IDC, a Apple foi a única fabricante a registrar um crescimento anual em 2023, totalizando 234,6 milhões de unidades, uma alta de 3,7% ano contra ano. Já a Samsung, produziu 226,6 milhões de unidades, o que representou uma queda de 13,6% em relação ao ano anterior.

Amber Liu, gerente da Canalys, explicou que “Em 2023, a Samsung se concentrou no segmento de médio a alto padrão para obter lucro, mas perdeu participação no segmento de baixo padrão e também sua posição de liderança no mercado global“.

O crescimento da norte-americana é ainda mais destacado pelo fato de ter acontecido em um ano que foi o pior em uma década para o mercado de smartphones, com os envios de dispositivos caindo 3,2% para 1,17 bilhão de unidades, disse o IDC.

Entretanto, a pesquisa do IDC apontou que houve um crescimento de 8,5% nas remessas do quarto trimestre do ano passado. Já na análise da Canalys, o aumento foi de 8% após sete trimestres consecutivos de quedas. De modo geral, o mercado global de smartphones segue enfrentando desafios, segundo a IDC, mas começa a apresentar sinais de recuperação.

Quando se trata de receitas e lucros, a Apple é líder há muito tempo por causa da dominação do iPhone no segmento de alto padrão do mercado, mas desde 2010 que assumia a liderança em quantidade de celulares produzidos.

Outras três fabricantes de smartphones completam o ranking: Xiaomi, com 145,9 milhões de unidades (-4,7%); a Oppo, com 103,1 milhões de unidades (-9,9%); e a Transsion, com 94,9 milhões de smartphones entregues (+30.8%). Detalhe para o crescimento expressivo da fabricante chinesa Transsion, cujas marcas Tecno, Infinix e itel a tornaram a empresa dominante de smartphones na África.

O ranking de produção de celular ficou da seguinte forma, segundo o IDC, conforme a porcentagem de participação de mercado:

  1. Apple – 20,1%
  2. Samsung – 19,4%
  3. Xiaomi – 12,5%
  4. Oppo – 8,8%
  5. Transsion – 8,1%
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários