02/07/2022

90% dos brasileiros confiam em carteiras digitais, mostra pesquisa

Segundo os números, os brasileiros confiam mais em carteiras digitais e cartões do que o restante do mundo.

O número de consumidores que aderiram às carteiras digitais aumentou consideravelmente após o início da pandemia de covid-19 em 2020, período em que o pagamento por aproximação ganhou força como medida de contenção à transmissão do vírus Sars-CoV-2.

Pessoa pagando compras pelo celular

De acordo com dados da Pesquisa Global Insights da Experian, o número de brasileiros que confiam em carteiras digitais como forma de pagamento em sites e maquininhas de cartão chegou a 87% superando a média mundial no mesmo período, que foi de 72% considerando os mesmos fatores apurados pelo levantamento em março deste ano em um total de 20 países, incluindo África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil Chile, China, entre outros.

Esse alto índice de aprovação corrobora a tese de que as pessoas estão preferindo o pagamento por aproximação — também conhecido como “contactless” — em substituição ao dinheiro em espécie.

O crescimento na popularidade está alinhado com o aumento no uso dos cartões pela população principalmente para compras no e-commerce, segmento que vem apresentando resultados expressivos faturando o montante de R$ 161 bilhões em 2021, alta de 27% se comparado com 2020.

Buscando entender a influência das lojas virtuais nesse cenário, a pesquisa questionou os entrevistados sobre o nível de confiança em aplicativos de e-commerce. Nesse cenário o resultado foi semelhante: 87% dos brasileiros afirmaram confiar nessas plataformas, enquanto a média mundial despencou para 65%.

A pandemia ajudou a inserir ainda mais as carteiras digitais na vida das pessoas. Essa modalidade de pagamento simplifica a jornada do cliente, pois a torna mais ágil, segura e sem atrito.”, destaca o Líder de Produtos de Verificação de Identidade e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

Embora os “e-wallets” (“carteiras digitais”, em português) estejam se popularizando no país, o cartão de crédito continua sendo a opção preferida para 90% dos brasileiros que realizam compras on-line ou em estabelecimentos físicos.

Lucas Ribeiro
Lucas Ribeiro
Jornalista há quatro anos, trabalho com revisão de textos e elaboração de pautas sobre telefonia móvel/telecomunicações no geral. Como lema, compartilho a ideia de Álvaro Borba, que diz: “Não importa o que eu acho, importa o que eu sei, e o que sei são os fatos”.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
0
O que você acha? Comente!x