06/04/2024

Ministério das Comunicações encerra o sinal da TV analógica em 2.933 cidades

Sinal de TV analógica já não existe mais em algumas cidades. O trabalho de ampliação da TV digital aberta está em andamento.

O Ministério das Comunicações concluiu a segunda fase do processo de transição do sinal de televisão no Brasil em 15 de dezembro. Essa etapa marcou o encerramento das transmissões analógicas de TV aberta em 2.933 cidades, garantindo assim a universalização do sinal de TV digital. Mais de 31,2 milhões de brasileiros agora têm acesso a uma transmissão de TV com melhor qualidade.

TV

Segundo a pasta do Governo Federal, osucesso desse avanço deve-se ao Programa Digitaliza Brasil, que desempenhou um papel fundamental na instalação da infraestrutura necessária para a transmissão digital. O programa concentrou seus esforços em municípios que ainda não contavam com sinais digitais operacionais, conseguindo qualificar 1.563 cidades nos últimos dois anos. Com o desligamento da transmissão analógica, o benefício se estende a um total de 2.933 municípios, que agora desfrutarão de sinais digitais de TV aberta com aprimorada qualidade de som e imagem.

No dia 8 de dezembro, a Portaria nº11.476 decidiu que 1.265 cidades, que ainda não estão totalmente digitais, têm mais tempo para se adaptar. Agora, o prazo foi estendido até junho de 2025. Essas cidades têm canais digitais que precisam ser ajustados. A ideia é evitar que o sinal de TV seja interrompido em lugares menores e garantir uma transição suave para a TV digital.

Segundo o MCom, o Programa Digitaliza Brasil foi criado para mudar a forma como a televisão funciona no país. Ele começou em maio de 2021 e foi confirmado em junho de 2023. O objetivo principal é transformar o sinal de TV para que seja mais moderno e eficiente.

A primeira parte desse processo aconteceu entre 2016 e 2018, liberando espaço para melhorar a internet 4G. Cerca de 1.379 cidades, incluindo todas as capitais, já passaram por essa mudança, beneficiando aproximadamente 60% da população brasileira.

Por fim, ainda segundo o setor de Comunicações do Brasil, a TV Digital terrestre é um serviço gratuito que oferece uma qualidade de imagem melhor e pode ser assistido em dispositivos móveis. No entanto, ainda faltam 4.191 cidades para fazer essa transição. O Digitaliza Brasil é um esforço conjunto de empresas de televisão, telecomunicações e governo. A primeira parte desse programa foi financiada pela venda de uma parte do espectro de frequência, garantindo infraestrutura e kits de recepção para famílias de baixa renda.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários