26/04/2024

Liberty Costa Rica dá início aos testes do 5G

Operadora é a primeira do setor privado a ativar os testes. Até então, somente a estatal Grupo ICE, possuía frequências para acionar a rede.

Enquanto no Brasil o 5G já está em processo avançado de implementação, considerando o cronograma estabelecido pelo edital do leilão, outros países da América Latina ainda estão no início. É o caso da Costa Rica, onde as operadoras, em especial a Liberty Costa Rica, estão iniciando a fase de testes do espectro.

A operadora Liberty Costa Rica iniciou os testes da rede 5G no centro da capital, San José, no campus da Universidade Latina da Costa Rica e na zona franca Ultrapark Dos, na cidade de Heredia. A empresa afirma ter mais 17 sites prontos, aguardando resolução administrativa do Poder Executivo para habilitá-los.

Nesta segunda-feira (29), a Liberty anunciou que o “público em geral” terá a possibilidade de testar a rede 5G da operadora em 34 pontos da capital, como é o caso das instalações que possui na Avenida Segunda, Paseo Colón, La Sabana, Nacional e Ricardo Saprissa e Parque Viva, e anunciou que, em pouco tempo, alguns de seus clientes poderão “participar dos testes com seus celulares em locais com cobertura”.

“Você está pronto para 5G? Na Liberty já estamos, sem dúvida, graças a uma árdua preparação que durou muitos meses. Ao longo das próximas semanas anunciaremos ações para que os clientes possam testar essa rede, à medida que os fabricantes de celulares viabilizarem seus modelos para 5G no país”, disse Johanna Escobar, gerente geral da Liberty.

A empresa opera no segmento de 100 MHz na faixa de 3,5 GHz, com alocação temporária para uso em testes. Há um segundo pedido, de agosto de 2023, aguardando aprovação do Executivo. O primeiro pedido foi em maio de 2023 e resolvido pelo Acordo Executivo 050-023-TEL-MICITT de 17 de junho de 2023 e o segundo, em agosto de 2023, que, segundo decisão da Liberty, “está apenas aguardando assinatura”.

Além disso, o comunicado explica que esta iniciativa visa avaliar o comportamento da rede, realizando testes internos, junto dos seus clientes e da população em geral, através da disponibilização de aplicações especiais, velocidades que ultrapassariam 1 Gbps ou acessos fixos sem fios, para nomear alguns.

Luis Carlos Rojas, diretor B2B da Liberty, disse que “5G chegará à Costa Rica com a Liberty para permitir novas possibilidades ao nível das indústrias e empresas. Nesse sentido, queríamos procurar aliados inovadores como a Universidade Latina da Costa Rica e o Ultrapark, para que possam testar estas novas possibilidades na nossa rede.”

A Liberty é a primeira operadora privada a ativar testes 5G na Costa Rica. A primeira foi o estatal Grupo ICE, que já possui frequências para acionar a tecnologia. A operadora, assim como a Claro, aguardam o leilão de espectro que lhes permitirá começar a oferecer serviços 5G no país.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários