23/04/2024

Lei dos direitos autorais deve atrapalhar avanço da AI

Regulamentações sobre direitos autorais devem intereferir no crescimento de diversos tipos de inteligências artificiais (AI).

O crescimento da inteligência artificial generativa e a ascensão de iniciativas respaldadas pela Microsoft, como a OpenAI, Meta, Midjourney, entre outras, têm desencadeado uma série de litígios relacionados a direitos autorais. Escritores, artistas e outros detentores de direitos afirmam que o sucesso da IA se deve, em grande parte, ao uso de seus trabalhos.

Inteligencia artificial

Até o momento, os juízes têm mostrado ceticismo em relação às alegações de infração de direitos autorais com base no conteúdo gerado por IA. Contudo, os tribunais ainda não abordaram uma questão mais complexa e potencialmente impactante: se as empresas de IA estão violando em larga escala ao treinar seus sistemas com uma extensa quantidade de imagens, textos e outros dados provenientes da internet. Essa questão, que envolve bilhões de dólares, permanece pendente de uma análise mais aprofundada pelos tribunais.

Empresas de tecnologia enfrentam desafios legais que ameaçam a expansão da indústria de inteligência artificial (IA). Os demandantes alegam que essas empresas utilizam seus trabalhos sem permissão ou compensação. Diversos autores, incluindo John Grisham, George R.R. Martin, Sarah Silverman e Mike Huckabee, apresentaram ações coletivas este ano devido ao uso de seus textos no treinamento de IA.

Em resposta, as empresas de tecnologia mobilizaram grandes equipes de advogados de renomados escritórios dos EUA para lidar com esses casos. Elas defendem o treinamento de IA, argumentando que é semelhante ao processo de aprendizado humano e que seu uso de materiais se enquadra no conceito de “fair use” (uso justo) conforme estabelecido pelas leis de direitos autorais. Essa controvérsia representa uma ameaça significativa para a indústria de IA, aguardando resolução nos tribunais.

Um processo em curso envolvendo a Thomson Reuters, a controladora da Reuters News, destaca-se como um dos primeiros casos significativos relacionados aos direitos autorais na era da inteligência artificial (IA). Em 2020, a empresa acusou a Ross Intelligence de copiar ilegalmente milhares de “headnotes” de sua plataforma de pesquisa jurídica Westlaw para treinar um mecanismo de busca jurídica baseado em IA.

Em setembro, um juiz federal determinou que o caso em Delaware deverá ir a julgamento para decidir se a Ross violou a lei. Este processo poderá estabelecer um importante precedente em relação ao “uso justo” e outras questões pertinentes à litigação de direitos autorais envolvendo IA. A expectativa é que um júri comece a ouvir o caso já em agosto, marcando um marco relevante para a jurisprudência nesse campo emergente.

ViaUol

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários