22/04/2024

Telegram libera função que copiou do WhatsApp; confira

Aplicativo de mensagens que é o principal concorrente do WhatsApp, o Telegram liberou um novo recurso que é muito conhecido nos apps da Meta.

O Telegram completou uma década no domingo passado (13). Para celebrar, Pavel Durov, O CEO do aplicativo, revelou que o recurso de stories agora está disponível para todos os usuários. O uso é semelhante ao das outras redes sociais onde o recurso já está presente há alguns anos.

Telegram

O Telegram foi estabelecido e lançado em 2013 pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov, que também são proprietários da maior plataforma social russa, a VK (originalmente chamada de Vkontakte). A companhia por trás do app de mensagens é independente e não tem conexões com a VK. Atualmente, sua sede está localizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Aniversário de 10 anos do Telegram

O aplicativo de mensagens Telegram ingressou no mercado como uma alternativa aos populares aplicativos WhatsApp e Facebook Messenger, trazendo consigo uma promessa intrínseca de oferecer uma camada adicional de segurança e proteção aos usuários.

Uma das características marcantes do Telegram é a implementação de “chats secretos”, um recurso que garante uma criptografia extremamente segura de ponta a ponta entre os dois dispositivos envolvidos na conversa. Isso significa que as mensagens trocadas nesses chats secretos são codificadas de tal forma que apenas os dispositivos que participam da conversa têm a chave para decifrá-las. Terceiros, incluindo hackers e até mesmo o próprio Telegram, não têm a capacidade de acessar o conteúdo dessas mensagens, reforçando a privacidade e a confidencialidade das comunicações.

Além da abordagem de segurança avançada, o Telegram também se destacou por introduzir inovações que depois foram adotadas por seus concorrentes. Um exemplo notável é a função “Canais”, que possibilita a transmissão de mensagens para um grande número de seguidores de uma só vez. Isso se mostrou particularmente útil para empresas, personalidades públicas e grupos comunitários que desejam alcançar uma audiência ampla com informações, atualizações ou anúncios específicos.

Outra contribuição pioneira do Telegram são os “Grupos” superdimensionados, que permitem a criação de comunidades online com capacidade para até 200 mil membros. Esse recurso foi uma novidade no momento do seu lançamento e estabeleceu uma maneira eficaz para que grupos de pessoas com interesses semelhantes pudessem se reunir, interagir e compartilhar informações dentro de uma única plataforma.

Em comemoração ao seu décimo aniversário, o Telegram recentemente disponibilizou a funcionalidade de “Stories” para todos os seus usuários, oferecendo uma maneira adicional de compartilhar momentos efêmeros e atualizações com sua rede de contatos.

No geral, o Telegram se destacou não apenas por ser uma alternativa segura aos aplicativos de mensagens convencionais, mas também por ter introduzido recursos pioneiros que moldaram a maneira como as pessoas se comunicam e interagem online. Sua ênfase na privacidade e na inovação contínua solidificou sua posição como um jogador significativo no cenário das comunicações digitais.

Polêmicas

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas que tem ganhado popularidade no Brasil. No entanto, o aplicativo também tem sido alvo de polêmicas.

Uma das principais polêmicas envolvendo o Telegram é a sua política de privacidade. O aplicativo não exige que os usuários forneçam suas informações pessoais ao se inscreverem, o que tem levantado preocupações sobre a segurança dos dados dos usuários.

Outra polêmica envolvendo o Telegram é o seu uso para disseminar conteúdo ilegal. O aplicativo tem sido usado para divulgar mensagens de ódio, propaganda terrorista e outros conteúdos que são proibidos no Brasil.

Em novembro de 2022, o Telegram foi bloqueado no Brasil pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O bloqueio foi motivado pelo uso do aplicativo para disseminar fake news sobre as eleições presidenciais.

O Telegram foi desbloqueado em fevereiro de 2023 após o aplicativo se comprometer a cumprir as leis brasileiras. No entanto, a polêmica envolvendo o aplicativo continua.

A seguir, estão algumas das principais polêmicas envolvendo o Telegram no Brasil:

  • Política de privacidade
  • Uso para disseminar conteúdo ilegal
  • Bloqueio pelo Tribunal Superior Eleitoral
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários