05/04/2024

Europa fica atrás na corrida pelo 5G “puro” apesar de investimentos bilionários

Investimentos da União Europeia na rede 5G somaram mais de 59,1 bilhões de euros em 2023.

Um relatório recém-divulgado pela associação das operadoras europeias (ETNO, na sigla em inglês), revela que a Europa precisa avançar urgentemente na infraestrutura de rede da tecnologia 5G Standalone (SA), popularmente conhecida pelos usuários como “5G puro“. Apesar do continente estar muito a frente de outros no que refere à quinta geração de redes móveis, a cobertura da modalidade de maior velocidade e baixa latência ainda é pequena.

conectividade-5g

Nesse quesito, a Europa está ficando para trás por não estar investindo o suficiente na ampliação do 5G SA, focando prioritariamente na rede mista. Essa informação tem como fonte o State of Digital Communications 2024, estudo conduzido pela consultoria Analysys Mason, que aponta para a existência de 114 redes do 5G — dessas, apenas 10 são Standalone, enquanto as demais compartilham ERBs do 4G.

A Ásia sai na frente por contar com 17 redes do 5G SA. Apesar do pouco alcance do 5G “puro” na Europa, a cobertura total da tecnologia na região é de 80% em 2023, com previsão de que todo o território conte com a geração mais recente até 2025.

Em apenas 12 meses, o continente europeu viu a cobertura do 5G avançar 7 pontos percentuais saindo de 73% em 2022 para 80% em 2023. A Coreia do Sul e Estados Unidos empatam com abrangência de 98%, seguidos pelo Japão (94%) e China (89%).

A título de comparação, em novembro do ano passado o 5G estava disponível em 315 municípios brasileiros, ou seja, cerca de 5,6% do total de 5.568 cidades.

União Europeia deve reforçar investimentos

Para se aproximar dos demais “concorrentes” na corrida pelo 5G, a União Europeia deve aumentar os aportes no setor de telecomunicações. Em 2022, a UE investiu em torno de 59,1 bilhões de euros no segmento, número que deve crescer nos próximos anos.

Diferentemente da rede mista, o 5G SA possui antenas e equipamentos desenvolvidos especificamente para essa operação, entregando velocidades de gigabits.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários