21/05/2024

iPhone pode ter acesso a 5G puro da TIM e Vivo; saiba como

Apple liberou o que faltava para que o iPhone pudesse ter essa atualização em relação a rede 5G das operadoras TIM e Vivo.

O 5G puro foi liberado para TIM e Vivo no iOS 16.4 beta. Desde o ano passado a nova rede móvel está sendo implementada em diversas cidades brasileiras, especialmente nas capitais. Porém, os celulares da Apple só suportavam a rede no modo Non-Standalone (NSA). 

iPhone

O 5G Non-Standalone (NSA) compartilha o núcleo de rede com o 4G, enquanto o 5G SA possui um núcleo de rede dedicado exclusivamente para a tecnologia de quinta geração.

Portanto, um aparelho celular que é compatível com a internet e é dedicado a receber o sinal puro, terá um funcionamento com menor latência. Sendo assim, o usuário vai poder usar melhor da rapidez que essa internet oferece. 

Essa atualização do iPhone compatível com 5G puro dependia de liberação da Apple 

Infelizmente, apenas alguns smartphones de ponta são compatíveis com a rede 5G SA, deixando a maioria dos usuários sem acesso. Normalmente, esses modelos dependem de atualizações de software para habilitar a conexão com essa rede, incluindo os iPhones.

A boa notícia é que a segunda versão beta do iOS 16.4 agora suporta o 5G SA. Depois de instalar o software, os usuários podem encontrar a opção 5G no menu Voz e Dados de cada chip.

O engenheiro Vitor Gomes compartilhou a novidade em seu Twitter e o site MacMagazine ajudou a disseminar a informação.

Pelos comentários dos usuários no Twitter, a atualização só está disponível, no momento, para os iPhones 14. Os outros aparelhos anteriores ainda não mostram a compatibilidade com o 5G Standalone. Ou seja, não são todos que vão desfrutar dessa novidade.

Outra informação que é importante acrescentar é que o 5G SA exige um chip diferente e talvez um plano mais caro. Tanto a Vivo quanto a TIM estão nesse formato.

Anteriormente o Minha Operadora informou que a Claro não estava com essa atualização, pois o seu chip não é compatível com o iPhone no iOS 16.4 beta 2. Porém, a operadora enviou uma nota explicando o seguinte:

“A Claro informa que o 5G na modalidade standalone (SA) estará disponível em todos os iPhones compatíveis com a tecnologia, a partir do lançamento da versão final do iOS 16.4, prevista para o mês de março deste ano. A empresa ressalta que, desde o lançamento do Claro 5G+, em julho de 2022, a operadora já oferece acesso ao 5G SA em todos os smartphones do mercado que têm a tecnologia disponível, como Samsung Galaxy S23, moto edge 30 Pro 5G, entre outros.”

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários