12/04/2024

Anatel promete ações para combater fraudes por SMS

Agência reguladora prometeu que fará trabalho em prol de contenção dos golpes em formato de SMS que estão cada vez mais elaborados.

Cuidado com SMS fraudulentos envolvendo programas de pontos como Dotz e Banco do Brasil. Recentemente, muitas pessoas receberam mensagens falsas sobre o resgate de pontos, indicando um golpe.

SMS

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está investigando e promete ações em janeiro para combater esse tipo de fraude. Gustavo Santana, superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, explica que as operadoras e intermediários estão procurando maneiras de enfrentar esse problema.

Geralmente, os golpes por SMS vêm de números especiais e são enviados em massa, como no caso recente do Dotz. A extensão do impacto desse golpe ainda não é conhecida.

Golpe

Santana não fornece detalhes específicos sobre as ações planejadas para janeiro, mas destaca que há consenso no mercado a respeito delas. Essas medidas provavelmente envolverão a regulamentação dos short codes, um componente crucial no cenário atual de fácil contratação de serviços de disparo em massa, o que tem sido explorado por criminosos que investem recursos para ludibriar os consumidores.

A Anatel tem como objetivo implementar mais mecanismos para identificar e punir os responsáveis por mensagens fraudulentas, uma tarefa desafiadora no momento. Há a possibilidade de a agência adotar uma abordagem semelhante à do 0800, onde a emissão de novos números está temporariamente interrompida até que as empresas do setor reorganizem suas operações e forneçam os dados solicitados pela entidade reguladora.

Além disso, Santana menciona que os clientes de telefonia terão à disposição um novo mecanismo de denúncia, abrangendo tanto golpes por SMS quanto centrais falsas de bancos. O representante da Anatel enfatiza a intenção de bloquear os agentes responsáveis pelas mensagens denunciadas, reforçando a postura da agência no combate a práticas fraudulentas no setor. Essas iniciativas visam proporcionar maior segurança aos usuários e coibir atividades ilícitas relacionadas às comunicações móveis.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários