28/04/2024

Ministro das Comunicações convence operadoras sobre o 5G

De acordo com comunicado do Conexis, sindicato das teles, diálogo com Fábio Faria foi positivo e trouxe tranquilidade ao setor.

Imagem: Reunião entre operadoras e Governo, registrada pelo ministro Fábio Faria.
Imagem: Reunião entre operadoras e Governo, registrada pelo ministro Fábio Faria.

Ao que tudo indica, o possível imbróglio sobre a conectividade 5G será resolvido com parcimônia entre o Governo Federal e as operadoras brasileiras de telefonia móvel.

O conflito se instaura a partir do momento que a presença da Huawei no Brasil, como fornecedora de equipamentos da tecnologia, gera dúvidas.

De um lado, o governo sofre pressão dos Estados Unidos, que acusam a empresa de promover espionagem para o governo chinês.

Do outro, as operadoras começavam a se preparar para ir contra um possível banimento, já que a ausência da chinesa geraria um custo alto para o setor, que precisaria substituir até mesmo equipamentos do 3G e 4G, e pouco sobraria para as frequências do 5G.

Sem muitos detalhes, o Conexis Brasil Digital, sindicato que representa as teles brasileiras, se mostrou positivo.

Para a entidade, o diálogo com Fábio Faria, ministro das Comunicações, foi produtivo e garantiu que as soluções do 5G seriam tomadas pelo viés técnico e econômico.

VIU ISSO?

–> 4G está presente em 5.016 cidades, diz Conexis Brasil

–> Operadoras registraram 1,3 bilhão de índices contra o coronavírus

–> Senado aprova uso de recursos do Fust para investir na educação

Serão considerados “tanto os requisitos de segurança associados às soluções, quanto todos os aspectos de custos relativos à implantação da tecnologia e sua conexão com a infraestrutura já existente nas redes das operadoras”.

A reunião contou com Jean Borges, José Félix, Rodrigo Abreu, Pietro Labriola, Christian Gebara e Marcos Ferrari, respectivamente, presidentes da Algar Telecom, Claro, Oi, TIM, Vivo e Conexis Brasil Digital.

Abaixo, confira a declaração de Ferrari:

“Estamos satisfeitos com a reunião e o diálogo entre o setor e o governo. O 5G é a plataforma para a indústria 4.0, fundamental para o futuro da economia, da telemedicina, da educação, enfim, de várias áreas importantes para a população brasileira”, destacou o presidente-executivo da Conexis, Marcos Ferrari.

Na prática, Faria teve o papel de impedir o “cessar fogo” das operadoras, que buscariam se proteger, em um possível cenário de gastos com o banimento da Huawei.

Com informações de Assessoria de Imprensa Conexis Brasil Digital

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários