06/04/2024

TIM é a primeira operadora a ter 4G em todas as cidades do Brasil

De acordo com a tele, a última cidade a receber a rede 4G foi Guarinos, em Goiás, município que conta com 2,1 mil habitantes.

Cumprindo seu próprio compromisso assumido em julho de 2020 de levar cobertura 4G para todas as cidades do Brasil até o final deste ano, a TIM afirmou que conseguiu levar conectividade para todos os 5.570 municípios brasileiros. A última cidade a receber a tecnologia 4G da operadora foi Guarinos, em Goiás, município que conta com 2,1 mil habitantes.

O anúncio foi realizado por Mario Girasole, VP de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM. “Ontem concluímos a cobertura do último dos 5.570 municípios brasileiros com tecnologia 4G. Nenhuma outra operadora chega perto desses números, o que nos deixa muito satisfeitos“.

Guarinos ainda não tinha nenhuma estação 4G de nenhuma operadora, e a ativação da ERB da TIM foi concluída em 6 de dezembro de 2023.

“Assumimos o compromisso na altura da pandemia de que cobriríamos todos os municípios até ao final de 2023 e cumprimos a nossa promessa com 20 dias de antecedência”, acrescentou Girasole.

Importante ressaltar que a operadora já tinha alcançado a cobertura própria em 100% das cidades brasileiras desde janeiro deste ano, mas se tratava de tecnologias anteriores, como 3G e 2G. O caminho traçado para o 4G será também prosseguido para a mais recente tecnologia 5G, atualmente em fase de expansão e atende 191 municípios. “Somos a operadora com mais antenas instaladas para 5G, o dobro da segunda operadora instalada“, finalizou.

Mesmo com esse marco importante, Leonardo Capdeville, CTO da TIM, menciona o desafio que é para fornecer sinal móvel em áreas remotas, incluindo a falta de infraestrutura elétrica, superada em alguns casos com o uso de placas solares e baterias de lítio.

“Teve uma cidade que quase perdemos o prazo. Houve a seca histórica no Amazonas, então o trajeto de barco ficou intransitável até o rio subir, levamos 15 dias quando o esperado eram 5 dias”.

Ele ainda ressalta que ter todos os municípios cobertos não significa que todas as áreas do Brasil possuem sinal de celular, e que é extremamente difícil cobrir todo o território com sinal de internet móvel e telefonia celular. “Ao mesmo tempo que estamos muito orgulhosos de chegar em 100% das cidades, ainda há muito o que fazer. Se olhar todas as operadoras, a cobertura de celular atinge 17% do território brasileiro”, diz Capdeville.

De acordo com a TIM, a sua cobertura 4G beneficiará também outras operadoras, que poderão acessar a rede, conforme exigência da Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel), que determina as teles a abrir a rede em regime de roaming em todos os municípios com menos de 30 mil habitantes. Entretanto, o CTO ressalta que as operadoras concorrentes não são obrigadas a usarem o roaming, mas a rede deve ficar aberta.

Segundo dados do Teleco, a Vivo segue como a segunda maior cobertura de 4G com 4.750 municípios, enquanto a Claro cobre 4.480 cidades com a tecnologia LTE.

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários