26/04/2024

Quatro estados e o Distrito Federal lideram cobertura de 5G

Após um ano do começo da implementação do 5G no Brasil, é possível ter uma visão dos locais com melhor cobertura da rede.

Nesse primeiro ano de adoção da tecnologia 5G no território nacional, Brasília, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará estão na vanguarda quando se mencionam residentes beneficiados pela quinta geração de sistemas móveis. Ou seja, esses estados são líderes na nova tecnologia de internet

Brasil

No total, são 402 localidades com torres implantadas, correspondendo a 53,3% do conjunto de municípios abrangidos em âmbito nacional. Clique aqui e confira uma matéria com detalhes completos do panorama da rede 5G no Brasil de 2022 para cá.

“Essa agilidade em levar o 5G para os brasileiros é resultado do nosso compromisso em promover a inclusão digital e social de todos. Essa é uma determinação do presidente Lula e nós estamos trabalhando em conjunto com as operadoras para antecipar as entregas e trazer os benefícios dessa tecnologia ainda mais cedo para toda a sociedade”, explica o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

No Brasil, a primeira antena do sistema de comunicação móvel 5G foi instalada no Distrito Federal. Atualmente, cerca de 96,87% dos moradores dessa região têm a possibilidade de acessar essa nova tecnologia. Entre os estados brasileiros, Alagoas está avançando com mais rapidez na implementação do 5G, contando com a instalação de antenas em 94 municípios e cobertura para aproximadamente 82,36% da população.

Logo em seguida, temos o Rio de Janeiro, onde aproximadamente 74,29% dos moradores já estão cobertos pela rede 5G. São Paulo possui a cobertura em 127 municípios, abrangendo uma parte considerável da população. O estado do Ceará também tem se destacado nesse aspecto, contando com 157 municípios que possuem antenas 5G instaladas, o que representa acesso para aproximadamente 62,84% dos moradores do estado.

No Brasil, 753 municípios, incluindo todas as capitais, possuem 5G disponível para os cidadãos. São mais de 12,5 mil estações instaladas, formando a maior rede 5G standalone do mundo. Já existem mais de 10 milhões de usuários de 5G no país, desfrutando de maior velocidade e compartilhamento de dados em tempo real. 

A implementação do 5G continua, com a limpeza da Faixa 3,5 GHz concluída em 1.610 municípios, beneficiando mais de 141 milhões de brasileiros. A chegada do 5G está impulsionando negócios em diversas áreas, como inteligência artificial, processamento de dados, metaverso, e-commerce, indústria, logística, transporte, saúde, educação e agronegócio.

Sobre o trabalho que ainda deve ser feito com a implementação da rede, o Ministro das Comunicações, afirmou que tem como compromisso acelerar tudo que tem para ser feito. Clique aqui e leia mais.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários