23/04/2024

Grupo TIM lança o primeiro microchip de cibersegurança 100% italiano

Secure Microchip foi desenvolvido por uma equipe de engenheiros da Telsy, empresa do grupo focada em criptografia e cibersegurança.

Nesta quinta-feira (14), o Grupo TIM lançou o primeiro microprocessador criptográfico feito 100% na Itália. O Secure Microchip foi desenvolvido por uma equipe de engenheiros italianos da Telsy, empresa do grupo focada em criptografia e cibersegurança, e criado por uma cadeia de abastecimento europeia, concebido para melhorar a segurança em vários setores tecnológicos.

Autoridades do governo italiano e Pietro Labriola, CEO do Grupo TIM, (ao centro) diante do wafer de chip de cibersegurança desenvolvidos na Itália (Divulgação)

De acordo com a empresa, o microprocessador criptográfico vai “fortalecer a autonomia e a soberania tecnológica no âmbito das estratégias nacionais e europeias de cibersegurança”. O dispositivo foi concebido para aplicações civis, militares, industriais e também para proteção de infraestruturas críticas, como ferrovias, redes de eletricidade e água e barragens.

O novo microprocessador é capaz de proteger qualquer sistema de TI ou comunicação que processe informações sensíveis ou confidenciais. Ele é totalmente fabricado na Europa, em colaboração com grandes empresas do setor.

O uso do Secure Microchip se estende aos contextos cada vez mais difundidos de Internet das Coisas, em especial nas cidades inteligentes, para a segurança dos dados provenientes de sensores ou câmaras em zonas urbanas e extraurbanas. Ele também atenderá aos requisitos de segurança de pequenas e médias empresas e de todos os indivíduos que “em breve precisarão estar equipados com sistemas mais robustos ou se adaptar aos rigorosos requisitos de cibersegurança estabelecidos pela Lei de Resiliência Cibernética e pelas Diretivas NIS2 e CER da UE”, afirma.

A solução proposta é altamente flexível e pode ser integrada em vários contextos, respeitando os mais avançados padrões de “segurança por design“. Garante a total confiabilidade das comunicações criptografadas e representa um “átomo de segurança” de fabricação italiana (raiz de confiança).

Setor industrial, por exemplo, o Secure Microchip preserva todo o ciclo de produção integrando um sofisticado sistema criptográfico com recursos avançados de cibersegurança, garantindo a segurança das comunicações entre dispositivos (máquina a máquina).

O projeto foi apresentado durante o evento “Made in Italy for Cybersecurity” do qual participou Adolfo Urso, Ministro dos Negócios e Made in Italy ei Os líderes de Tim.

“Estamos aqui hoje para demonstrar o quão importante é hoje trabalharmos juntos nos ativos estratégicos do país e na vitalidade industrial da Tim e simbolizar a soberania tecnológica que queremos buscar para nos proteger dos riscos e combater o crime cibernético”, disse Urso

Com este projeto, o Grupo TIM disponibiliza novas soluções tecnológicas inovadoras para a segurança cibernética, representando um avanço significativo na promoção internacional do “made in Italy” no setor estratégico de semicondutores.

Vamos voltar a falar sobre indústria e inovação”, disse ele Pedro Labriola, CEO da TIM. “A digitalização do sistema do país não passa apenas pela construção de infraestruturas de fibra, mas envolve também o desenvolvimento de uma série de serviços para o segmento familiar e para as empresas. Trabalhamos para ter serviços de ponta“.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários