23/04/2024

Ceará tem queda de 27% em casos de furtos de fios de cobre, diz governo

Embora exista grandes números em relação ao roubo de fios de cobre pelo país, do Governo do Ceará diz ter conseguido redução desses dados.

O Governo do Ceará compartilhou e celebrou redução significativa de 27,7% nos casos de furtos de fios no estado durante o período de janeiro a novembro de 2023. Comparativamente, foram registradas 328 ocorrências nos primeiros onze meses deste ano, em contraste com as 454 ocorrências no mesmo intervalo do ano anterior.

Fios de cobre

No contexto específico de Fortaleza, a diminuição foi de 22,3%, com 139 casos registrados entre janeiro e novembro de 2023 em comparação com as 179 ocorrências no mesmo período de 2022.

Em relação à quantidade de metros de cabos, fios elétricos ou de telecomunicações apreendidos, o Ceará apresentou um total de 1.909 metros, enquanto na capital cearense, as forças de segurança recuperaram 1.194 metros de cabos furtados. Estes dados abrangem o período de janeiro a novembro do ano em curso e foram consolidados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

No âmbito das atividades de segurança pública na cidade de Fortaleza, o Governo do Ceará afirma que implementa ações integradas e contínuas, fazendo uso das tecnologias disponibilizadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Dentre essas tecnologias, destacam-se o Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) e o sistema Agilis, ambos vinculados à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS. Além disso, o Governo afirma que há uma colaboração efetiva de órgãos parceiros, como a Enel Distribuição Ceará.

Em uma situação específica ocorrida na capital cearense, durante uma dessas operações, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) logrou a captura de um indivíduo suspeito de furto de fios, sendo esta a segunda vez que o mesmo perpetrava tal crime em menos de uma semana. A eficácia dessas ações foi potencializada pelo suporte providenciado pelo Nuvid da SSPDS.

Em uma operação realizada pelo Governo do Ceará, a Polícia Civil do Estado prendeu em flagrante um indivíduo suspeito de receptação. Durante a ação, foram apreendidos mais de 29 kg de fios de cobre e uma motocicleta com placa adulterada. O episódio ocorreu em 29 de novembro, no bairro São João do Tauape, pertencente à Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza.

Além das atividades de patrulhamento da Polícia Militar do Ceará, as Forças de Segurança do Estado, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), uma unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), conduzem fiscalizações regulares em estabelecimentos de sucatas. Essas operações têm como objetivo verificar a ocorrência de receptação de materiais como fios de cobre. Além disso, as equipes realizam ações para o cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários