27/04/2024

Huawei e China afirmam ter construído a rede de internet mais rápida do mundo

Segundo as empresas, a estrutura pode alcançar uma largura de banda ‘estável e confiável’ com velocidade de 1,2 terabits por segundo.

A Huawei e a China Mobile, durante uma conferência de imprensa, anunciaram que construíram a rede de internet mais rápida do mundo, em parceria com a Universidade Tsinghua, de Pequim, e a Cernet. A estrutura possui 3.000 quilômetros (1.860 milhas) de cabos de fibra óptica que liga Pequim ao sul do país asiático, e promete operar muito mais rápido do que as atuais.

Segundo as empresas, a rede pode alcançar uma largura de banda “estável e confiável” de 1,2 terabits por segundo, internet várias vezes mais rápida do que as velocidades típicas ao redor do mundo, e capaz de aguentar transferências de dados de tecnologias como o 5G, além de veículos elétricos. Segundo reportagem da Folha, a Bloomberg não conferiu a autenticidade das afirmações.

Wu Jianping, professor de ciência da computação e tecnologia da Universidade Tsinghua, que supervisiona o projeto de Internet, disse em comunicado à imprensa que o sistema, incluindo software e hardware, foi fabricado na China, produzido e controlado de forma independente. A rede é o primeiro projeto da indústria a ser inteiramente construído com tecnologia local, disse à agência oficial de notícias Xinhua.

O vice-presidente da Huawei Technologies, Wang Lei, no lançamento oficial do novo backbone na segunda-feira (13), disse que a nova rede é “capaz de transferir dados equivalentes a 150 filmes de alta definição em apenas um segundo”.

Embora seja um marco alcançar tamanha velocidade, ela não está disponível tão cedo para os consumidores. Ainda se trata de experimentos, que segundo a Universidade, começaram a ser testadas em julho, e devem ser lançados dois anos antes da previsão dos especialistas.

Ter uma estrutura de internet que pode alcançar tal velocidade de transferência de dados, com uma conexão mais robusta e mais rápida, será ideal para grandes empresas que necessitam de transferências de informação mais rápidas, além de vantagens na negociação de ações e até para a segurança nacional.

Vale lembrar que atingir tal velocidade não é exatamente uma novidade. Em fevereiro deste ano, a Nokia anunciou ter alcançado a velocidade de 1,2 terabits por segundo em distâncias “metropolitanas” de cerca de 118 quilômetros em uma rede óptica na Europa.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários