17/04/2024

Huawei anuncia troca de sistema operacional que é incompatível com apps Android

Atualização da Huawei traz incompatibilidade com aplicativos Android, porém a companhia afirmou que seus clientes não precisam se preocupar.

A Huawei, gigante empresa de tecnologia da China, gerou recentemente grande expectativa ao anunciar o HarmonyOS Next como seu mais recente sistema operacional. Para muitos, a maior característica desse sistema é a incompatibilidade com os aplicativos nativos do Android. E esse fato é um reflexo da briga tecnológica que Estados Unidos, onde está sediado a Alphabet, dona do Google e por consequência do sistema Android, tem travado com a China.

Huawei

Essa revelação despertou apreensões significativas entre os usuários de smartphones da Huawei fora da China. Afinal, eles receavam a possibilidade de perderem o acesso a uma ampla gama de aplicativos desenvolvidos para o sistema operacional da Google, o famoso e popular Android.

No entanto, o CEO da Huawei, Richard Yu, esclareceu de maneira a tranquilizar os clientes da companhia, que essa inovação não será implementada nas variantes globais dos smartphones fabricados pela empresa.

Conforme informações fornecidas pelo GSMArena, a Huawei comunicou que os dispositivos móveis da marca comercializados fora da China não serão contemplados com a atualização para o novo sistema operacional HarmonyOS. Em vez disso, esses dispositivos continuarão a operar com o sistema EMUI, construído sobre o Android Open Source Project.

Embora o EMUI compartilhe semelhanças visuais com o HarmonyOS, é importante notar que não incorpora os serviços e aplicativos do Google, uma consequência direta das sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos à Huawei. Mesmo diante da ausência de uma atualização para o HarmonyOS Next, a Huawei reafirma seu compromisso de fornecer suporte contínuo para as versões globais de seus smartphones.

Em um esforço para tranquilizar ainda mais a comunidade global de usuários, a Huawei, conforme declarado pela China Mobile, compromete-se a expandir ainda mais seu suporte para desenvolvedores ao redor do mundo. Este compromisso, segundo a companhia de tecnologia, visa fortalecer o ecossistema de aplicativos disponíveis para os dispositivos da Huawei, mitigando as preocupações iniciais dos consumidores e reiterando a posição da empresa como uma força significativa no mercado global de smartphones.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários