26/04/2024

Caixa fará doação de computadores para projeto de inclusão digital

Ministério das Comunicações se uniu a Caixa Econômica para que o banco faça doações que ajudem na inclusão digital do país.

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o Presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, realizaram uma reunião na manhã de quinta-feira, 30 de novembro, na sede da estatal. O objetivo do encontro foi ajustar os detalhes para a assinatura do Acordo de Cooperação relacionado à doação de computadores no âmbito do programa “Computadores para Inclusão”.

MCom Caixa

Durante a reunião, Juscelino Filho apresentou o programa, que é uma iniciativa do Governo Federal executada pelo Ministério das Comunicações (MCom). Este programa tem como propósito apoiar e viabilizar ações que promovam a inclusão digital, sendo realizado por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) e pela criação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs).

O ministro destacou que muitos alunos dos CRCs são jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Esses indivíduos têm na participação nos CRCs a primeira oportunidade de entrar em contato com um equipamento de informática, proporcionando-lhes a possibilidade de transformar suas vidas por meio da educação e profissionalização.

De acordo com Carlos Vieira, a Caixa Econômica Federal está em processo de renovação de seus computadores e tem a intenção de doar os equipamentos antigos que já não são mais úteis para a instituição ao Programa Computadores para Inclusão. Essa doação será realizada por meio da Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos, estabelecida pela Lei 14.479/2022.

Os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) são espaços físicos adaptados especificamente para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos. Além disso, esses centros servem para a realização de cursos, oficinas e o descarte adequado de resíduos eletrônicos. Os equipamentos recondicionados nessas oficinas nos CRCs são direcionados aos Pontos de Inclusão Digital (PIDs), contribuindo para a promoção da Política Pública de Inclusão Digital.

Por meio do programa Computadores para Inclusão, já foram doados mais de 33 mil computadores recondicionados. Esses equipamentos foram destinados à criação de aproximadamente 2.420 PIDs, distribuídos em 723 municípios de todas as regiões do país.

No que diz respeito aos processos de formação, mais de 21,4 mil alunos foram plenamente capacitados para o mercado de trabalho. Essa formação ocorreu por meio de 135 cursos presenciais gratuitos oferecidos em 20 CRCs, localizados em diversas cidades, como Macapá (AP), Manaus (AM), Belém (PA), Recife e Petrolina (PE), Fortaleza e Maracanaú (CE), Teresina (PI), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Gama (DF), Formosa (GO), Belo Horizonte e Lavras (MG), Maricá (RJ), São Paulo (SP), São Luís (MA), Aracaju (SE) e dois em Porto Alegre (RS).

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários