22/04/2024

‘De Boa na Rede’: Governo lança projeto sobre o bom uso da internet

Ministério da Justiça inaugurou a plataforma que deve ser como um guia para adultos responsáveis por menores sobre como utilizar a internet.

Nesta segunda-feira, 16 de outubro, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, divulgou o lançamento de uma plataforma digital chamada “De Boa na Rede.” Essa plataforma tem como objetivo fornecer recursos educacionais e assistência para pais e responsáveis que desejam supervisionar as atividades de crianças e adolescentes na internet.

De Boa na Rede

A “De Boa na Rede” reúne uma série de guias informativos que explicam os mecanismos de proteção disponíveis nas principais plataformas de mídia social utilizadas no Brasil, incluindo Discord, X (antigo Twitter), TikTok, Instagram, Facebook, Kwai, YouTube e Google. Esses guias auxiliam os pais e responsáveis a entenderem como configurar medidas de segurança e monitoramento nas contas de seus filhos.

Além disso, a plataforma também fornece informações sobre como combater o vício em telas, um problema crescente entre crianças e adolescentes, e oferece dicas sobre como manter um diálogo seguro com os jovens. Para isso, conta com a consultoria de profissionais de saúde que podem orientar os pais sobre questões relacionadas ao uso saudável da internet.

Essa iniciativa faz parte de uma série de ações do Ministério da Justiça voltadas para a proteção de crianças e adolescentes contra crimes cibernéticos. Para alcançar esse objetivo, o ministério está colaborando com redes sociais e entidades civis, incluindo a SaferNet, uma organização que atua na promoção da segurança na internet.

A plataforma “De Boa na Rede” está acessível por meio do site do Ministério da Justiça e foi apresentada durante um evento realizado na sede do ministério em Brasília. O evento contou com a presença de representantes de redes sociais, do Ministério Público Federal e das polícias federal e rodoviária federal, destacando a importância da colaboração entre diferentes partes interessadas na promoção da segurança online para crianças e adolescentes.

“É um ambiente no site do Ministério da Justiça, e nós esperamos que haja ampla divulgação. Nós temos orientações concretas para as famílias sobre como proteger nossas crianças e adolescentes”, disse Flávio Dino.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários