26/04/2024

5G ultrapassará a marca de 2 bilhões de usuários até 2027, segundo relatório

Rede será a tecnologia escolhida por mais de 40% do total de assinantes até 2027, na Europa e nas Américas, aponta a Bain & Company.

De acordo com um recente levantamento global da empresa de consultoria Bain & Company, o 5G vai crescer 34% nos próximos quatro anos, onde cerca de 2,3 bilhões de pessoas passarão a usar a rede até 2027. A expectativa é que esse crescimento ocorra em todo o mundo, sendo que o Brasil deverá ser um dos principais players.

Em julho deste ano, o 5G completou um ano de implementação no Brasil, sendo que a rede já conta com aproximadamente 10 milhões de acessos, com a expectativa de aumentar em 10 vezes até 2027, segundo a Bain. O mesmo avanço deve ocorrer na venda de smartphone compatíveis com a tecnologia, que deverá ser maior em 2025, mesmo a empresa apontando que a quantidade de aparelhos em operação da quarta geração continuará estável pelos próximos 4 anos.

Este ano, a venda de celulares 5G deve atingir a marca de 14 milhões de unidades vendidas, um aumento de 75%, uma vez que somente em 2022, foram vendidos cerca de 8 milhões de aparelhos já configurados com o novo padrão de conectividade. Segundo o relator, a tendência é de que o 5G seja abraçado pela população mais rapidamente do que o 4G.

O relatório especula que o 5G será a tecnologia escolhida por mais de 40% do total de assinantes até 2027, na Europa e nas Américas. A mudança para países grandes, como os Estados Unidos, deve ser amplificada pelo reaproveitamento da grande diversidade de faixas das bandas utilizadas (baixa, média e alta), além do investimento considerável em pesquisa e desenvolvimento no setor.

Na região Ásia-Pacífica, a empresa afirma que continuará sendo a líder em conexões, sendo que deve ultrapassar 1 bilhão de usuários em 2027. Montante equivalente ao dobro do estimado para as Américas. Indonésia, Japão e Índia serão os principais responsáveis por essa liderança, a partir de 2025, por 8%, 18% e 30% do total de usuários da região, respectivamente.

Dados brasileiros

O 5G já tem avançado no mercado brasileiro, apesar do serviço de telefonia móvel ter recuado. De acordo com dados atualizados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil contabilizou 14,6 milhões de assinantes na nova tecnologia, 1,9 milhões a mais que no mês anterior. A rede apresentou adições líquidas 52% maiores que as de julho.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários