27/04/2024

Brasil é o país com o 5G mais veloz da América Latina, segundo OpenSignal

Segundo o relatório, o país perde posição na disponibilidade da rede, com os usuários ficando conectados apenas 8,3% do tempo.

De acordo com um relatório divulgado pela Opensignal, entre os países da América Latina, o Brasil possui a internet 5G mais veloz entre as nações. Os dados apontam que, em maio, o país registrou uma velocidade média de download de 345,4 Mbps, garantindo o topo do ranking com grande diferencial da segunda colocada: Guatemala, com velocidade média de 238,6 Mbps.

Quando se trata da posição mundial, o Brasil fica na terceira colocação, enquanto a primeira é ocupada pela Coreia do Sul, com média de 435,5 Mbps e Singapura, na segunda colocação, com velocidade média de 376,8 Mbps. Quanto à velocidade média de upload, o Brasil ocupa a segunda posição regional com 31,2 Mbps, atrás da Guatemala (42 Mbps). Na experiência em jogos, o Brasil fica em primeiro lugar.

Entretanto, mesmo com uma velocidade média de download alta, quando se trata da disponibilidade do 5G, embora esteja na quarta posição, sua pontuação é consideravelmente bem menor do que a primeira posição, que é ocupada pela ilha de Porto Rico. Os porto-riquenhos passam 48,4% do tempo conectados a uma rede 5G, ficando à frente também do restante do mundo.

Na segunda posição, fica o Chile, com os usuários conectados ao 5G 20,25% do tempo, seguida da Guatemala com 9,9% e Brasil, com 8,3% do tempo ligados à quinta geração de Internet móvel.

Entretanto, vale ressaltar que a tecnologia ainda está nos seus primeiros passos no país, uma vez que foi implementada há cerca de 1 ano. Para a Opensignal, “a chave para o sucesso do Brasil são as implantações de 5G standalone (SA) na banda de 3,5 GHz, que foram lançadas no país desde julho de 2022 primeiro – primeiro em Brasília, seguido por outras capitais dos estados“.

Desde o seu lançamento, o 5G tem avançado no Brasil, já estando presente em todas as capitais brasileiras, e está sendo liberada em outras cidades de forma antecipada. Inclusive, mais 102 municípios terão o sinal da tecnologia liberado para ativação a partir de 31 de julho.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários