27/04/2024

Embratel cria solução com AI para segurança de ambientes

Criação da Embratel tem como foco fazer monitoramente e, consequentemente, segurança de ambientes através de inteligência artificial.

A Embratel lançou a Embratel Smart View, uma solução de Inteligência Artificial (IA) destinada a empresas de diversos setores interessadas em realizar monitoramento ativo de ambientes para melhorar a segurança e identificar potenciais riscos.

Embratel

A solução de análise de vídeo utiliza um sistema avançado de IA, operando de forma autônoma com tecnologias de aprendizado como Deep Learning, Reinforced Learning, Machine Learning e Processamento de Linguagem Natural.

Ela identifica automaticamente os padrões de comportamento em locais monitorados, sem a necessidade de configurações prévias ou integrações com outras bases de dados. Consequentemente, a solução é capaz de identificar com precisão situações anômalas e emitir alertas em tempo real, permitindo que as equipes de segurança respondam imediatamente a possíveis riscos.

Mário Rachid, Diretor-Executivo de Soluções Digitais da Embratel, enfatiza que a solução Embratel Smart View é notável por sua capacidade de detectar situações de risco com inteligência e rapidez, tornando-a adequada para o monitoramento de grandes áreas, bem como ambientes como fábricas, bancos, armazéns de mercadorias, casas lotéricas, condomínios, ruas e lojas de todos os tipos.

“A solução Embratel Smart View destaca-se por ter condições de detectar situações de risco com inteligência e rapidez, sendo perfeita para monitoramento de grandes locais e, também, de ambientes como fábricas, bancos, galpões de mercadoria, casas lotéricas, condomínios, ruas e lojas de todos os tipos”.

De acordo com o executivo, a solução é de fácil instalação e se integra a diferentes modelos e marcas de câmeras (de alta resolução ou não), o que possibilita que as empresas utilizem os dispositivos que já têm instalados em seus ambientes, reduzindo custos e obtendo mais rentabilidade com suas estruturas.

“Com a novidade, ajudamos companhias e varejistas a terem maior eficiência nas operações de segurança ao automatizarem análises de movimentos e os avisos de anormalidades em tempo real”, diz.

O funcionamento da aplicação Embratel Smart View é simples. Uma câmera do próprio ambiente do cliente, que possui integração com o Smart View, capta imagens e envia as informações, que serão analisadas em tempo real, para uma interface web ou mobile.

A tecnologia é um sistema inteligente que atua com técnicas de autoaprendizado e, por isso, aperfeiçoa o acompanhamento de técnicos, direcionando com eficiência o foco e atenção desses operadores. Tem a capacidade de prever incidentes e até correlacionar eventos de diversas câmeras do mesmo ambiente. Com isso, a Embratel entrega maior confiabilidade nos dados obtidos, apoiando os clientes no processo de decisões diante de invasões ou de riscos aos locais monitorados.

Devido à capacidade de aprendizado contínuo incorporada, a Embratel Smart View pode ser adestrada para reconhecer ações ou comportamentos suspeitos, adaptando-se às demandas individuais de cada cliente.

Em uma agência bancária ou em um ambiente de varejo, como exemplo, a Embratel Smart View é apta a identificar prontamente situações e padrões não usuais, assim como comportamentos incomuns de indivíduos. Consequentemente, emite alertas imediatos em caso de potenciais incidentes de roubo e aciona de maneira preventiva a equipe de segurança para tomar medidas necessárias.

No âmbito logístico, essa tecnologia previne furtos e até mesmo pode ser implementada em cabinas de meios de transporte de carga, como caminhões e trens, para prevenir eventuais acidentes. Os benefícios dessa solução transcenderem o simples gerenciamento de entradas, pois é capaz de identificar sinais de alerta, como movimentos estacionários, notificando coordenadores sobre a necessidade de substituir funcionários antes que ocorra um acidente.

Na indústria, essa solução pode ser empregada para apoiar várias funcionalidades, especialmente na área de segurança ocupacional. Por exemplo, a Embratel Smart View pode detectar colaboradores que estejam em elevações consideradas arriscadas.

Já nas cidades, a tecnologia tem capacidade para auxiliar no processo de avanço de digitalização para torná-las Smart Cities, apoiando na segurança e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Integrando a solução às câmeras espalhadas pelos municípios, torna-se possível, por exemplo, identificar locais e horários propensos a terem uma grande concentração de veículos. A partir disso, é possível organizar e programar semáforos para evitar pontos de trânsito intenso e acidentes pelas cidades.

“A Embratel fornece uma infraestrutura robusta para entregar a solução com maior eficiência, além de realizar toda a integração de tecnologias necessárias para o uso da aplicação”, diz Rachid. 

A tecnologia entrega ainda relatórios gerenciais aos gestores com indicadores e registro de ocorrências para melhoria contínua da segurança física dos ambientes gerenciados. Segundo ele, além de todos os benefícios gerados pela Embratel Smart View para as empresas, a solução diferencia-se por ser comercializada no modelo Software as a Service (SaaS), ou seja, o cliente paga conforme o uso graças à uma arquitetura segura e escalável que pode ser em Nuvem, On-Premise ou em ambiente híbrido.

“Estamos muito felizes em proporcionar essa tecnologia inovadora ao mercado, apoiando na transformação e digitalização das empresas e da sociedade como um todo”, diz, ressaltando que a Embratel Smart View atende plenamente a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários