21/05/2024

Claro abre inscrições para o ‘Campus Mobile’; veja como participar

Operadora Claro junto com empresas parceiras comunicou a abertura de mais uma edição do projeto Campus Mobile.

O Instituto Claro está abrindo inscrições para a 12ª edição do programa Campus Mobile. Este concurso tem como objetivo promover o desenvolvimento de soluções por meio de aplicativos para dispositivos móveis, produtos e serviços no campo da tecnologia que possam ter um impacto social positivo e beneficiar a população.

Campus Mobile

O concurso é organizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro, e conta com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro, um hub de inovação da Claro e Embratel.

A principal missão desta iniciativa é identificar e desenvolver jovens talentos que estejam focados em projetos de transformação social. Os participantes podem inscrever projetos em uma das seis categorias propostas, que são: Diversidade, Educação, Entretenimento, Saúde, Smart Cities e Green Tech/Ag Tech. É importante destacar que nesta edição, houve uma atualização nas categorias, com a substituição de “Games” por “Entretenimento” e “Smart Farms” por “Green Tech/Ag Tech”.

Quem pode participar do Campus Mobile

Para participar, o candidato tem que ser maior de 18 anos, estar matriculado ou ter concluído, nos anos de 2022 ou 2023, graduação, mestrado ou doutorado em uma instituição de ensino superior no Brasil. Além disso, os inscritos precisam ser autores ou co-autores da idealização e execução do projeto proposto e as soluções devem contemplar obrigatoriamente o uso de telefonia móvel, sendo celulares ou outras plataformas que utilizem redes de telefonia móvel.

As inscrições, individuais ou em grupos de até 3 pessoas, podem ser realizadas no site do Instituto Claro, até o dia 12 de novembro de 2023. As equipes selecionadas serão anunciadas no mês de dezembro.

Segundo a Profª Roseli de Deus Lopes, professora de sistemas eletrônicos da Escola Politécnica da USP e coordenadora científica do Campus Mobile, “a participação de jovens estudantes em programas como o Campus Mobile contribui para sua formação acadêmica, incentiva o empreendedorismo e permite a aplicação na prática de conceitos trabalhados nas aulas do ensino superior. Além disso, o Campus Mobile aproxima jovens estudantes de empresas, cria uma comunidade de desenvolvedores de soluções mobile e impulsiona suas carreiras. Vimos casos de jovens que, após participar do programa, passaram a acreditar no seu potencial e encontraram seu caminho profissional”.

Mais detalhes do processo seletivo

A 12ª edição do Campus Mobile será dividida em sete etapas: inscrição das ideias e soluções; seleção e divulgação dos projetos escolhidos; desenvolvimento dos projetos; semana de imersão; finalização de protótipos; e, por fim, uma viagem de imersão dos ganhadores para o Vale do Silício, São Francisco (CA), nos Estados Unidos, quando os estudantes terão a oportunidade de viver experiências em grandes universidades e empresas de Inovação da Califórnia.

Ao longo das onze edições já realizadas, o Campus Mobile recebeu mais de 6 mil projetos de ideias para aplicativos, inscritos por mais de 8 mil jovens de 271 municípios brasileiros. Ao todo, foram premiadas 130 soluções.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários