06/04/2024

Twitter é multado por demora em ceder informações sobre Trump

Rede social de Elon Musk, antigo Twitter, precisa se entender com a justiça após atrapalhar investigação sobre Trump.

A X Corp., o antigo Twitter Inc., enfrentou uma penalização devido ao seu atraso na disponibilização de informações relacionadas ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Trump

Nesse caso, a companhia pertencente a Elon Musk foi compelida pelo sistema legal a pagar uma multa no valor de US$ 350 mil ao sistema judiciário dos Estados Unidos. Esse pagamento foi resultado do atraso que a empresa teve em fornecer os dados requeridos acerca da conta de Donald Trump na plataforma.

De acordo com um documento oficial do sistema judiciário, embora a X Corp. tenha eventualmente respondido à ordem judicial, os dados solicitados foram entregues somente três dias após o prazo estipulado.

A X Corp. apresentou um recurso legal alegando que o pedido feito pelas autoridades judiciais infringia a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos. De acordo com essa emenda, as liberdades de expressão e de imprensa estão protegidas, e a empresa argumentou que o pedido ia de encontro a esses princípios.

Além disso, a empresa também afirmou que o tribunal deveria ter interrompido a execução do mandado de busca até que uma decisão fosse tomada sobre o recurso que eles entraram. Isso significa que eles acreditavam que a Justiça deveria ter aguardado para ver se o recurso seria aceito ou não antes de prosseguir com o mandado.

Outra alegação da X Corp. foi de que o tribunal distrital responsável por emitir a multa não estava cumprindo devidamente suas funções. Eles sugeriram que o tribunal não estava seguindo corretamente os procedimentos legais ou que estava agindo de maneira inadequada em relação ao caso.

No entanto, apesar das alegações da X Corp., o recurso que eles apresentaram foi rejeitado pelo tribunal e a empresa teve que pagar a multa que havia sido imposta.

O pedido judicial em questão estava relacionado a uma investigação que buscava esclarecer o grau de envolvimento do ex-presidente Trump em tentativas de reverter os resultados das eleições presidenciais de 2020.

Especificamente, a investigação estava examinando eventos como a Invasão do Capitólio, que ocorreu em 6 de janeiro de 2021. Durante esse incidente, apoiadores de Trump invadiram o prédio do Congresso dos Estados Unidos. Eles alegavam, sem apresentar provas substanciais, que a eleição presidencial havia sido fraudada e que Trump era o verdadeiro vencedor.

O promotor especial encarregado do caso, Jack Smith, juntamente com sua equipe, tomou a decisão de não informar Trump sobre o mandado de busca por vários meses. A justificativa por trás dessa decisão era que eles acreditavam que se o ex-presidente soubesse do mandado, ele poderia comprometer a investigação de várias maneiras. O documento divulgado atualmente indica que a promotoria tinha receio de que, se Trump estivesse ciente do mandado, ele poderia destruir evidências relevantes, alterar comportamentos suspeitos ou alertar outras pessoas que possivelmente estivessem envolvidas nas atividades sob investigação.

Trump respondeu em sua rede social, a Truth Social:

Acabei de descobrir que o corrupto Departamento de Justiça de Joe Biden secretamente atacou minha conta do Twitter, sem me deixar saber sobre esse ‘acerto’ nos meus direitos civis. Meu oponente político está ficando MALUCO tentando infringir minha campanha para presidente. Nada assim já aconteceu antes. A primeira emenda ainda existe? O louco Jack Smith falou aos Unselects para DESTRUIR e DELETAR todas evidências? Esses são DIAS SOMBRIOS NA AMÉRICA!”

ViaUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários