05/04/2024

Twitter x Threads: Elon Musk quer processar a Meta

Meta está sendo acusada de usar ilegalmente dados do Twitter para criação de sua nova rede social, a Threads.

Alex Spiro, advogado representante do Twitter, enviou um email a Mark Zuckerberg expressando uma “preocupação séria”. Ele alega que a empresa Meta está se apropriando de maneira voluntária, sistemática e ilegal dos segredos comerciais e outras propriedades intelectuais do Twitter.

Threads Twitter

Nos últimos doze meses, a Meta contratou vários ex-funcionários do Twitter. Desde que Elon Musk adquiriu a rede social conhecida pelo passarinho azul, mais de 6 mil funcionários foram demitidos.

O Twitter acusa a Meta de utilizar esses ex-funcionários para criar cópias não autorizadas. O Twitter afirma que se reserva o direito de tomar medidas legais e buscar compensação tanto no âmbito civil quanto no judiciário para impedir qualquer divulgação, retenção ou uso indevido de sua propriedade intelectual pela Meta.

A plataforma Threads, desenvolvida pela Meta, foi lançada oficialmente nesta semana e, de acordo com a própria empresa, já conquistou mais de 30 milhões de usuários em 16 horas.

Detalhe interessante: nessa matéria aqui você pode conferir a rede social tinha conseguido seus primeiros milhões de usuários em poucas horas.

Sobre o Threads

Threads é a mais recente rede social lançada pela Meta, empresa mãe do Facebook, que está intimamente ligada ao Instagram. Essa plataforma pode ser descrita como um “clone do Twitter” com recursos adicionais.

Para criar uma conta no Threads, é necessário possuir um perfil na plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos, o Instagram. Essa conexão entre as duas redes permite que os usuários do Threads tenham acesso a recursos do Instagram, como fotos e vídeos, e compartilhem esses conteúdos em sua linha do tempo no Threads.

No Threads, os usuários têm a capacidade de publicar diferentes tipos de conteúdo. Eles podem compartilhar textos com até 500 caracteres, postar fotos e até mesmo vídeos de até 5 minutos de duração.

Uma característica interessante do Threads é que ele é uma rede descentralizada. Isso significa que, de acordo com a Meta, é possível conectá-lo a outras plataformas que suportam o protocolo ActivityPub. Isso permitirá, em um futuro próximo, transferir dados do Threads para outras redes sociais compatíveis e também visualizar conteúdos dessas redes dentro do Threads.

Essa rede social oferece uma abordagem descentralizada com mais flexibilidade e liberdade aos usuários, permitindo que eles compartilhem e acessem conteúdos de diferentes plataformas, promovendo uma maior interconectividade entre as redes sociais.

O que será dessa história toda ainda é possível saber, mas desde o príncipio a Meta desejou concorrer diretamente com o Twitter, confira um pouco dessa história aqui. E também nesta matéria você confere o começo dos rumores de que a empresa de Mark Zuckeberg queria fazer parecido com a rede do passarinho.

ViaUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários