27/04/2024

Instagram surpreende e deve voltar a permitir vídeos mais longos

Após ter abandonado os vídeos longos por algum tempo, o Instagram parece estar interessado em retormar esse formato.

Parece que o Instagram está planejando realizar uma atualização adicional para os seus vídeos curtos chamados Reels. Conforme revelado por Alessandro Paluzzi, conhecido informante de novidades, a empresa por trás do Instagram, a Meta, está considerando a possibilidade de aumentar a duração máxima dos Reels.

Instagram

Atualmente, esses vídeos têm uma duração máxima de três minutos, mas a mudança em discussão poderia permitir que os Reels tenham até dez minutos de duração. Se essa informação for confirmada, essa alteração pode ter consequências significativas tanto para a forma como a plataforma é usada quanto para os criadores de conteúdo que a utilizam.

Na imagem compartilhada por Paluzzi, fica evidente que o Instagram está oferecendo uma nova opção de duração para os Reels. A opção padrão de três minutos continuará disponível, mas agora haverá também a alternativa de criar Reels de até dez minutos de duração. Não foram divulgadas informações sobre a existência de outras opções de duração além dessas duas. Essa mudança potencial representa um ajuste significativo na maneira como os usuários podem compartilhar conteúdo em formato de vídeo na plataforma.

A possível atualização pode ser analisada de diversas maneiras. Uma delas é que ela traria melhorias para a experiência dos usuários ao permitir a postagem de vídeos mais extensos no Instagram Reels. Isso também aproximaria essa plataforma das características de concorrentes como o YouTube. Um exemplo é o serviço oferecido pelo Google, que geralmente apresenta vídeos com cerca de dez minutos de duração. Com essa expansão dos Reels, o Instagram teria mais capacidade de atrair criadores que gostam da plataforma, mas que antes eram limitados pelo tamanho máximo dos vídeos.

Além disso, a Meta também está visando aumentar a retenção de usuários com essa atualização. Ao disponibilizar vídeos de duração intermediária, a plataforma poderia atrair pessoas que não desejam assistir a vídeos muito longos, mas que ainda buscam conteúdo mais substancial do que os breves clipes comuns. Dessa forma, o Instagram se posicionaria como uma escolha ideal para esse público, atendendo à demanda por conteúdo de tamanho moderado.

A possível atualização em questão é uma resposta em potencial ao TikTok, que é um concorrente direto do Instagram no campo de vídeos curtos. O aplicativo da ByteDance, responsável pelo TikTok, recentemente estabeleceu limites de duração de dez minutos para as publicações de vídeos, e também introduziu uma opção de 20 minutos, embora esta última funcionalidade exija um pagamento.

Os Reels, uma funcionalidade do Instagram para criar vídeos curtos, receberam uma atualização recente cerca de um mês atrás. A Meta, empresa por trás do Instagram, adicionou um navegador de modelos de edição à seção Reels. Isso trouxe melhorias na edição de vídeos e abriu novas possibilidades criativas para os usuários da plataforma.

No momento, a empresa não confirmou oficialmente nenhum teste ou plano para implementar a extensão de duração dos Reels. Uma vez que essa extensão foi revelada através de um vazamento não oficial, é provável que leve algum tempo para estar disponível para o público em geral. Conforme é habitual nas atualizações da Meta, a implementação será realizada gradualmente, após testes bem-sucedidos e ajustes refinados.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários