26/04/2024

Brasil melhora posição em ranking de internet móvel da Ookla

Relatório também aponta a presença de duas cidades brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro, no ranking mundial.

De acordo com um relatório da Ookla, empresa responsável pelo serviço Speedtest, o Brasil subiu oito posições no ranking de velocidade de internet móvel. Antes ocupava a 54ª posição, e agora passa a ocupar o 46º lugar. Entretanto, na banda larga fixa, o país perdeu uma posição, caindo para 30º lugar.

Na internet móvel, o Brasil tem uma velocidade média de 47,38 Mbps (contando apenas download), superando os países do G7 Reino Unido e Itália; várias nações europeias e nossos vizinhos sul-americanos — com exceção do Uruguai. Nosso vizinho é o 4º lugar no ranking, com uma velocidade média de 149,08 Mbps.

O Brasil está tendo uma evolução positiva no segmento, uma vez que já chegou a ocupar a 65ª posição e ter uma velocidade de download de “apenas” 31,52 Mbps. Nesse quesito, os Emirados Árabes Unidos é o país que lidera o ranking.

No caso da internet fixa, o Brasil tem uma velocidade média de 122,16. Nesse caso, considerando os países vizinhos, o Uruguai também está à frente, com uma velocidade média de 147,03 Mbps (ocupando a 21ª posição), assim como o Chile, que tem a 3ª internet mais rapida do mundo, com uma média de velocidade de download de 240,34 Mbps. No topo estão Singapore (247,44 Mbps) e Hong Kong (242,99 Mbps).

No topo do ranking, já mencionamos os Emirados Árabes Unidos (EAU), Qatar e Kwait completam o top 3 da velocidade de internet móvel. Entre eles, somente o EAU está no top 5 do ranking de internet fixa “mais veloz”, assumindo a quarta colocação.

Considerando as dez maiores economias do mundo, apenas Estados Unidos e China chegam em um top 10. As duas nações estão em 6º e 7º, respectivamente, no ranking de internet fixa “mais rápida”.

Ranking das Cidades

Quando se trata das cidades, duas brasileiras aparecem no ranking de internet móvel mais veloz, considerando o top 50: Rio de Janeiro (subiu 3 posições, ocupando 40º lugar) e São Paulo (subiu 7 posições, ocupando o 32ª lugar), com velocidade média de 75,28 Mbps e 85,46 Mbps, respectivamente.

Na banda larga fixa, ambas cidades aparece no top 50, mas em melhores posições: São Paulo com velocidade média de 150,38 Mbps, ocupa a 28ª posição, enquanto que o Rio de Janeiro fica 30ª posição, com velocidade média de 137,77 Mbps.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários