21/04/2024

Anatel e EAf iniciam construção de infovias na Bacia Amazônica

Obra contempla as infovias 02, 03 e 04 que compreendem 2,3 mil quilômetros de cabo óptico subaquático que passarão pelos rios da Amazônia.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a EAF, entidade responsável pela execução de compromissos do leilão do 5G associados à faixa de 3,5 GHz, anunciaram nesta terça-feira (1º) o início da implementação de três das seis infovias Bacia Amazônica, que serão custeadas com recursos do leilão.

As fases iniciais já foram financiadas por outras fontes. Na nova etapa, que contempla as infovias 02, 03 e 04 contarão com 2,3 mil quilômetros de cabo óptico subaquático, que foram fabricados pela chinesa ZTT Submarine Cable & System e chegaram ao País pelo porto CECMA, em Manaus, e ligarão municípios do Amazonas, Amapá, Pará e Roraima. O transbordo dos cabos foi acompanhado por Moisés Moreira, conselheiro da Anatel, e Leandro Guerra, presidente da EAF.

As três infovias fazem parte do Norte Conectado, programa do governo federal que prevê a implementação de nove infovias pelos rios da Amazônia, sendo que seis delas serão construídas pela EAF, em um investimento de cerca de R$ 1,34 bilhão.

“Trata-se de um programa sem precedentes, que vai levar sinal de dados de alta velocidade para garantir à população melhorias na educação, saúde, pesquisa, defesa e judiciário”, afirma Moisés Moreira

O primeiro lançamento será o da Infovia 04, que terá mais de 500 km de extensão nos rios Negro e Branco e trecho previsto para ser iniciado na última semana de agosto. Ela vai conectar as localidades de Vila de Moura (AM), Santa Maria do Boiaçu (RR), Caracaraí (RR), Iracema (RR), Mucajaí (RR) e Boa Vista (RR). Já as infovias 02 e 03 estão previstas para serem implementadas a partir do último trimestre de 2023.

A Infovia 02, que tem cerca de 1.200 km de extensão no rio Solimões, conectará as cidades amazonenses de Tefé, Alvarães, Uarini, Fonte Boa, Jutaí, Tonantins, Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença, Belém de Solimões, Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. Ela vai viabilizar a conexão entre os postos avançados do exército e as fronteiras.

Já a 03 conta com 624 km de extensão e vai conectar as cidades de Belém (PA), Ponta de Pedra (PA), São Sebastião da Boa Vista (PA), Curralinho (PA), Bagre (PA), Breves (PA), Afuá (PA) e Macapá (AP). “Essa infovia é importante pelo impacto comercial e econômico, pois passa por regiões com importantes empresas que atuam no desenvolvimento local“, afirma a EAF.

Vale lembrar que a Infovia 01 já foi finalizada em março deste ano, e liga liga Santarém (AP) e Alenquer (PA) a Manaus (AM). As infovias 05, 06 e 08, com mais de 6 mil quilômetros de cabos conectando municípios do Amazonas, Rondônia e Acre, será a segunda etapa do projeto.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários