28/04/2024

Norte Conectado: MCom faz vistoria técnica na Infovia 01

Projeto Norte Conectado tem como principal objetivo levar conectividade para região amazônica, que fica ao norte do Brasil.

O Ministério das Comunicações (MCom) está realizando uma vistoria ao longo desta semana na Infovia 01, que faz parte do programa Norte Conectado. Esse programa tem como objetivo levar acesso à internet banda larga para a Região Amazônica. A Infovia 01 é uma infraestrutura de comunicação que consiste em 1,1 mil quilômetros de cabos de fibra óptica, conectando as cidades de Santarém (PA) e Manaus (AM).

A inauguração dessa infraestrutura está programada para ocorrer em agosto, e é prevista a presença do presidente Lula e do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante o evento de lançamento. Com a implementação dessa rede de fibra óptica, a Região Amazônica terá a oportunidade de receber uma conexão mais rápida e estável à internet, beneficiando a população local e contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e econômico da região.

“A vistoria técnica é uma etapa muito importante pois antecede a entrega propriamente dita, a partir de quando a população passa a contar com uma infraestrutura de conexão em altíssima velocidade para exercer a cidadania por meio do acesso à informação e às políticas e serviços públicos”, explicou o Juscelino.

Segundo o Ministério das Comunicações, a Infovia 01 será ativada no trecho entre Santarém (PA) e Manaus (AM), passando pelas cidades de Autazes (AM), Itacoatiara (AM), Urucurituba (AM), Parintins (AM), Juruti (PA), Terra Santa (PA), Oriximiná (PA), Óbidos (PA) e Curuá (PA).

A vistoria na Infovia

A equipe técnica do MCom começou sua jornada visitando a fábrica responsável pela produção dos contêineres das Infovias. Essas estruturas são implantadas nas cidades selecionadas para abrigar os data centers, que por sua vez recebem a fibra óptica instalada no leito dos rios amazônicos. A partir dos contêineres, as empresas que fazem parte do Consórcio Aberto do Operador Neutro (ON) da Infovia 01 assumem o papel de distribuir a conexão para as redes metropolitanas.

Numa etapa seguinte, o grupo partiu para uma verificação in loco do contêiner que conclui a Infovia 01, localizado em Manaus (AM), na Estação Naval do Rio Negro da Marinha do Brasil. Os técnicos embarcaram em uma balsa que navegou pelos rios brasileiros, levando o cabeamento até as cidades e se preparando para iniciar o trajeto da Infovia 02. A previsão é que o cabo óptico subfluvial seja instalado no dia 7/8, iniciando a rota de Tefé (AM) até Tabatinga (AM).

A Infovia 02, com 1139 km de extensão, interliga Tefé a Atalaia do Norte, no Estado do Amazonas, conectando diversas cidades da região, como Alvarães, Uarini, Fonte Boa, Jutaí, Tonantins, Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Benjamin Constant.

Segundo Rômulo Barbosa, diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital, a Infovia 01 está pronta para ser ativada, oferecendo conexão a instituições de ensino, hospitais, centros de saúde e unidades do Poder Judiciário, abrangendo toda a região metropolitana.

A equipe do MCom é composta por Marcus Vinícius Paolucci, assessor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital, e Luís Flávio Collares, coordenador-Geral de Projetos de Infraestrutura.

Acompanham o grupo, também, Severino Junio, assessor técnico da Gerência Regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Amazonas, Oswaldo Alves, gerente de projetos estratégicos da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, e Fernando César Araújo, gerente de projetos da Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV e RT (EAD) Seja Digital.

De uma forma geral e resumida, o projeto “Norte Conectado” consiste na criação de Infovias, que são redes de internet de alta capacidade implantadas no leito de rios amazônicos. Cada Infovia possui 24 pares de fibra óptica, com capacidade de até 20Tb/s, permitindo uma internet rápida e de qualidade para a população dos municípios atendidos. O projeto visa a instalação de oito Infovias, com um total de 12 mil km de cabeamento, passando por 59 cidades no Norte do Brasil e beneficiando 10 milhões de pessoas.

O primeiro trecho da Infovia, chamado de Infovia 00, tem cerca de 800 quilômetros de extensão e liga Macapá (AP) a Alenquer (PA), passando por outros municípios paraenses, como Almeirim, Monte Alegre e Santarém.

Para operar e manter a infraestrutura já instalada, foi criado o Operador Neutro (ON), que é formado por empresas interessadas em explorar a infraestrutura. Cada empresa selecionada possui um par de fibra óptica para comercializar, seja através da venda de pacotes de internet ou compartilhando a infraestrutura com outras companhias. Essas empresas também devem instalar suas próprias redes nas cidades atendidas.

Em contrapartida ao direito de uso da Infovia, as empresas selecionadas assumem compromissos, como operar e manter o cabo de fibra óptica e os equipamentos instalados para fornecer conectividade aos pontos contemplados, de forma que o setor público não tenha custos para a manutenção da infraestrutura.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários