26/04/2024

Juscelino Filho visita balsa do Norte Conectado e fala sobre conectividade na área

Projeto Norte Conectado tem como objetivo levar internet e melhorar a comunicação na região amazônica do Brasil.

Na terça-feira, dia 25 de julho, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, esteve na região Amazônica para acompanhar o processo de expansão da conectividade na área. O objetivo principal era verificar o andamento da instalação dos cabos de fibra óptica no leito dos rios amazônicos, que fazem parte do programa Norte Conectado, responsável por criar as chamadas Infovias.

Norte Conectado

As Infovias são infraestruturas de comunicação que possibilitam a transmissão de dados e informações através dos cabos de fibra óptica. Nesse caso específico, o foco é a região Amazônica, uma área de difícil acesso e baixa conectividade, o que torna esse projeto de grande importância para a melhoria da comunicação e do acesso à internet na região.

Durante sua visita, Juscelino Filho também participou de uma reunião na sede do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), localizado em Manaus (AM). Nesse encontro, ele informou que a inauguração da primeira Infovia, denominada “Infovia 01”, está prevista para o mês de agosto. Além disso, foi destacado que a cerimônia de inauguração contará com a presença do presidente Lula em Santarém (PA), uma cidade localizada na região oeste do Pará.

“Pretendemos estabelecer ações conjuntas com o CBA para expandir a infraestrutura de conectividade a partir das Infovias e redes metropolitanas, para levar internet de alta velocidade onde a população mais precisa”, afirmou o ministro

Com a implementação dessas Infovias, espera-se que a conectividade na Amazônia seja significativamente aprimorada, proporcionando acesso à internet de qualidade para a população local, bem como potencializando o desenvolvimento de diversas atividades econômicas e sociais na região. A expectativa é que esse avanço tecnológico contribua para a redução das desigualdades e promova um maior desenvolvimento sustentável na região amazônica.

Na ocasião, o Ministro das Comunicações também avisou que remeteu ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços (MDIC) um protocolo de intenções para que seja feita uma parceria com o Centro para avançar os projetos de conectividade e inclusão digital na região.

“Não há transição econômica ou ecológica sem conectividade”, ressaltou Juscelino.

Sobre as infovias

As Infovias são redes de comunicação criadas através de cabos de fibra óptica instalados no leito dos rios da região amazônica. Cada Infovia possui 24 pares de fibra óptica, cada um com capacidade de até 20Tb/s, proporcionando alta capacidade de internet para os municípios atendidos.

O projeto Norte Conectado conta com várias Infovias. A Infovia 00 já está em funcionamento e conecta Macapá (AP) a Alenquer (PA), passando por outros municípios paraenses como Almeirim, Monte Alegre e Santarém.

A Infovia 01, com inauguração prevista para agosto, se estende por 1,1 mil km entre Santarém (PA) e Manaus (AM), passando por cidades como Autazes, Itacoatiara, Urucurituba, Parintins, Juruti, Terra Santa, Oriximiná, Óbidos e Curuá.

A Infovia 02 tem 1139 km de extensão e interligará Tefé a Atalaia do Norte, conectando os municípios de Alvarães, Uarini, Fonte Boa, Jutaí, Tonantins, Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença e Tabatinga, todos localizados no Estado do Amazonas. A instalação do cabo óptico subfluvial está programada para iniciar no dia 7/8, partindo de Tefé (AM) até Tabatinga (AM).

Essa expansão das Infovias na região amazônica é fundamental para levar internet de alta velocidade e melhores serviços de comunicação para a população dos municípios atendidos, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e econômico da região. A inauguração das novas Infovias contará com a presença do presidente Lula e do ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários