29/04/2024

Universidades firmam parceria com a RNP para levar internet para o RS

Acordo foi entre o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa para implementar a Rede Butiá.

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) firmou uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do governo federal, para implementação da Rede Butiá, um programa que tem como objetivo distribuir internet de alta capacidade compartilhada no Rio Grande do Sul.

A Rede Butiá é uma rede estadual comunitária de educação, pesquisa e inovação, cujo objetivo é conectar as 14 instituições que formam o consórcio e integrá-las ao Ponto de Presença da RNP no Rio Grande do Sul (PoP-RS). Ou seja, as universidades serão conectadas com a rede acadêmica nacional, operada e mantida pela RNP, e poderão colaborar com instituições no Brasil e no mundo para fins de ensino e pesquisa.

Futuramente a Rede Butiá poderá integrar a futura infovia RS, projeto de rede do governo do Estado do Rio Grande do Sul.

No evento, Nelson Simões, diretor-geral da RNP, falou sobre o papel da RNP no Estado, os desafios e as expectativas da parceria. “A parceria possui três formas essenciais de gerar valor: o fato de sermos pioneiros, de explorar as lacunas com inovação e de reduzir gargalos associando os conhecimentos para alcançar os objetivos. Os ambientes comunitários têm muito disso. As competências dos parceiros estão nos permitindo ultrapassar os gargalos. Trabalhar em âmbito nacional, no Brasil e no RS é gerir as assimetrias. É desta forma que a RNP se vê gerando valor público, trabalhando com essa visão de atuação“, pontuou.

Em sua fala, Rafael Frederico Henn, reitor e presidente do Comung, agradeceu o empenho das equipes de Tecnologia da Informação das Universidades presentes no ato e ressaltou a importância da parceria para as instituições comunitárias do estado.

“Oara nós, é um prazer firmar o Acordo de Cooperação Técnica para a implantação da Rede Butiá, a fim de integrar as Universidades, utilizando a rede comunitária de Educação, Pesquisa e Inovação para levar internet de alta capacidade a todo território gaúcho”, disse o presidente.

Caberá agora ao Comung coordenar as ações institucionais e técnicas em cooperação com a RNP. Entre os próximos passos está construir, em conjunto, o mapa definitivo de interesse e buscar de parceiros para a operação da rede compartilhada, para assim estimar a quantidade de equipamentos e os locais de instalação.

O evento de lançamento e assinatura do memorando de entendimento aconteceu no Hub One Feevale, em Porto Alegre, na última sexta-feira (12), e foi conduzido pelo presidente do Comung, reitor Rafael Frederico Henn e pelo Diretor Geral da RNP, Nelson Simões. Esteve também no evento, o Secretário Adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Raphael Ayub, representando o Governo do Estado e gestores das Universidades e convidados.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários