27/04/2024

São José dos Campos (SP) inicia testes de cidade inteligente através do 5G

Cidade do interior de São Paulo, São José dos Campos, vai receber testes postes de luz inteligentes através da rede 5G.

A cidade de São José dos Campos, localizada no interior do estado de São Paulo, deu início a um projeto piloto com o objetivo de testar a tecnologia 5G em espaços públicos. Denominado de “Conecta 5G”, esse projeto envolve a instalação de postes inteligentes que possuem diversos recursos, como conexão wi-fi de alta velocidade e sistemas de reconhecimento facial.

São José dos Campos, interior de São Paulo.

Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre o Parque Tecnológico São José dos Campos, uma entidade que promove e estimula projetos de inovação tecnológica na região, e a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), que atua no fomento e no desenvolvimento da indústria nacional.

O objetivo principal do projeto “Conecta 5G” é possibilitar a experimentação e a avaliação do potencial e dos benefícios da tecnologia 5G em um ambiente real e público. Os postes inteligentes são os principais elementos dessa infraestrutura, pois são capazes de fornecer acesso à internet de alta velocidade por meio da rede 5G, permitindo que os cidadãos e visitantes da cidade desfrutem de uma conexão rápida e estável.

O Programa 5G Connect engloba a colocação de onze luminárias inteligentes em determinados postes na rua Coronel José Monteiro, localizada no centro da cidade. O principal destaque dessas luminárias é a utilização da tecnologia 5G, que permite a utilização de recursos como conexão Wi-Fi, reconhecimento facial e leitura de placas de veículos.

Esse projeto é uma das primeiras iniciativas dentro do conceito de área de testes controlados, que visa experimentar projetos em um ambiente mais próximo da realidade. Dessa forma, os profissionais envolvidos terão a oportunidade de identificar desafios e possíveis obstáculos para realizar melhorias antes de implementá-los na sociedade.

São José dos Campos não é a cidade pioneira no Brasil a receber postes equipados com a tecnologia 5G. No final do ano passado, na cidade do Rio de Janeiro, especificamente na orla da praia de Copacabana, iniciou-se a instalação de postes com essa tecnologia. No entanto, os residentes da região não ficaram satisfeitos com a aparência dos postes e pressionaram para que fossem removidos.

O próprio prefeito atual, Eduardo Paes (PSD-RJ), expressou publicamente sua crítica em relação ao visual das luminárias. Como resultado, a instalação foi suspensa e os postes que já haviam sido instalados foram removidos. Recentemente, a rádio CBN divulgou que a situação de impasse em relação à implementação desses postes ainda não tem uma data definida para ser resolvida.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários