20/04/2024

Inmetro autoriza Instituto Eldorado a fazer testes 5G em ondas milimétricas

Instituto explica que como a faixa está disponível para operação no Brasil a 26 GHz, terá maior velocidade na transmissão de dados.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) deu autorização para o Instituto Eldorado realizar testes de certificação de dispositivos compatíveis com o 5G na faixa de ondas milimétricas (FR2). Com isso, o centro de pesquisa amplia seu escopo de serviços e se torna o primeiro do país a ter “licença” para ensaios com aparelhos Frequency Range 2.

De acordo com a empresa, o Laboratório de Ensaios e Testes (LET) já realiza testes de compatibilidade eletromagnética (EMC), segurança elétrica, radiofrequência (RF) e Specific Absorption Rate (SAR) em dispositivos 5G NSA (non-standalone) e SA (standalone).

A diferença agora é que poderá implementar a análise Power Density (PD) para experimentos com FR2 (Frequency Range 2). O Instituto explica que como a faixa está disponível para operação no Brasil a 26 GHz, terá maior velocidade na transmissão de dados.

Alessandro Andreo, gerente de Avaliação da Conformidade do Instituto Eldorado, declara em nota que “A acreditação pelo Inmetro é um reconhecimento internacional, que assegura aos clientes nossa excelência técnica e, principalmente, a qualidade e a confiabilidade dos nossos resultados”.

“Com esse avanço, o Eldorado fortalece sua posição como referência na certificação de dispositivos móveis da tecnologia 5G no Brasil’.

O primeiro laboratório para análise e validação dos dispositivos 5G para fabricantes no Brasil na faixa FR1 (Frequency Range 1) foi lançado pela instituição em 2020, cuja iniciativa foi base para diversos estudos e o desenvolvimento da tecnologia no Brasil. A ampliação para cobrir a faixa de ondas milimétricas FR2 (Frequency Range 2) veio a acontecer em 2022.

Por meio do LET, o instituto afirma que ampliou a oferta de ensaios acreditado pelo Inmetro em Time Average SAR (TAS); Instrumento de Pesagem Não Automático baseado na nova Portaria do INMETRO nº 157 (2022); além de ensaios mecânicos em carregador de telefone celular, ensaios para dispositivos móveis por satélite e Power Density (PD) para faixas acima de 6 GHz – o que inclui o 5G FR2.

Para nível de entendimento, a FR inclui bandas Sub6 Ghz e também é chamado de bandas de baixa frequência. É a banda primária para o 5G. A FR2 se trata das ondas milimétricas de 6 Ghz ou superior e também é conhecida como banda de alta frequência, que são bandas estendidas para o 5G.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários