23/04/2024

TIM e Huawei realizam teste em espectro alternativo do 5G

Experimento realizado no Parque Olímpico, no Rio, apresentou resultado compatível com o espectro de 3,5 GHz, usado hoje pela rede.

Visando opções para o mercado do 5G, como o corporativo para a Internet das Coisas (IoT), em parceria com a Huawei, a TIM realizou o primeiro teste das Américas bem-sucedido da tecnologia dentro do espectro de 6 GHz. O experimento foi realizado em uma antena da operadora instalada no Parque Olímpico, no Rio.

A faixa de frequências serve como uma espécie de back up, que poderá ser usado quando a frequência de 3,5GHz, usada atualmente pela quinta geração de internet móvel, estiver sobrecarregada.

De acordo com a TIM, o teste mostrou um resultado comparável com a frequência de 3,5 GHz, registrando uma velocidade média de 888 Mbps e uma distância de 700 metros, e alcançou picos de 1,38 Gbps. No 5G SA, a velocidade máxima é cerca de 1,5 Gbps. Vale ressaltar que o local do teste também deve ser considerado um fator, já que o Parque reproduz desafios reais enfrentados em áreas urbanas com obstáculos como árvores e edifícios.

Os testes na frequência alternativa para o 5G já está sendo realizado em todo o mundo pelas as empresas de telecomunicações, cujo intuito é o mercado das Internet das Coisas, pois muitas das aplicações dessa tecnologia dependerão de uma faixa limpa, “sem engarrafamentos” ou interrupções de sinal, como transporte autônomo e operações com contêineres nos portos.

Entretanto, a América Latina ainda está “atrasada” na adoção do 5G, embora esteja mais avançado em alguns, como o Brasil. Segundo um estudo do Ericsson Mobility Report, só 8% dos assinantes de telefonia móvel estão conectados ao 5G na região. Mas prevê que o volume de assinaturas 5G deve chegar a 42% só em 2028.

5G: TIM e Huawei

As empresas também estão juntas em um acordo de colaboração (MoU) para transformar Curitiba na primeira ‘Cidade 5G’ do País. A iniciativa pretende trabalhar o conceito de cidade inteligente a partir da implementação de redes 5G, prevendo a evolução da tecnologia, monitoramento de redes e aperfeiçoando a experiência do usuário.

O projeto “Cidade 5G” consiste na implementação de ampla cobertura 5G para a cidade. Um dos objetivos é, além de monitorar a rede, mapear oportunidades para aprimorar a experiência dos usuários por meio do desenvolvimento de equipamentos e soluções sustentáveis, de baixo consumo de energia e custo, e que mantenham a alta qualidade de entrega de serviços.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários