03/05/2024

‘Conexão dos brasileiros’ é a proposta do novo Plano Estratégico da Anatel

Novo Plano Estratégico da Anatel tem como maior objetivo rever as atribuições regulatórias da agência, que agora foca em conectividade.

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, anunciou mais detalhes do novo Plano Estratégico para o período de 2023 a 2027. No documento constam os fundamentos da ação reguladora da agência. 

Pessoa usando um notebook

Além disso, o Plano Estratégico está alinhado aos instrumentos de planejamento governamental, como por exemplo o Plano Plurianual (PPA), as políticas públicas para o setor de telecomunicações e a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil (EFD).

Plano Estratégico da Anatel tem foco na conectividade do povo Brasileiro

Neste novo documento tem uma nova identidade para Anatel, que tem como novo propósito “conectar o Brasil para melhorar a vida de seus cidadãos”.

A Agência também divulgou que a estratégia dela está baseada em inovação, segurança regulatória, foco em resultados para a sociedade e construção participativa. Esses pilares foram feitos com a análise de cenários futuros, contando com incertezas críticas e tendências que vão moldar a telecomunicação e o uso da conectividade nos próximos anos. 

O documento também define quatro objetivos de resultados para os próximos anos:

  • Promover a conectividade de serviços de comunicação com qualidade para todos;
  • Estimular mercados dinâmicos e sustentáveis de serviços de comunicação e conectividade;
  • Fomentar a transformação digital junto à sociedade em condições de equilíbrio de mercado;
  • Garantir atuação de excelência com foco nos resultados para a sociedade.

Além desses pontos acima, a Anatel também tem 15 objetivos de processo, que estão subdivididos em quatro grandes temas: infraestrutura e qualidade; dinamismo do mercado; modernidade, transformação digital, inovação e sociedade; e gestão interna. Veja abaixo a descrição deles:

Infraestrutura e qualidade

  • Viabilizar o acesso físico e a qualidade dos serviços a todos;
  • Viabilizar a expansão e a implantação da infraestrutura da rede de base;
  • Garantir o cumprimento de obrigações regulatórias;
  • Proteger as infraestruturas críticas da conectividade.

Dinamismo do mercado

  • Garantir a adequabilidade da definição do mercado;
  • Garantir equidade no acesso e nas regras aplicáveis aos agentes;
  • Promover uso eficiente dos recursos escassos;
  • Promover a atratividade e a sustentabilidade do setor pela modernidade da regulação;
  • Promover o acesso econômico dos usuários.

Modernidade, transformação digital, inovação e sociedade

  • Promover a conscientização e a segurança digital dos usuários e demais agentes;
  • Fomentar aplicações e modelos de negócio inovadores;
  • Promover a modernização da tecnologia de forma isonômica e transparente.

Gestão Interna

  • Promover a oxigenação e capacitação de servidores;
  • Garantir a transparência e a gestão interna adequada;
  • Garantir a adequabilidade da infraestrutura interna e das TICs.
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