20/04/2024

Mesmo com 5G, velocidade média móvel tem pouca melhora no país

Pico de velocidade média após chegada da quinta geração de internet móvel aconteceu em setembro de 2022, onde registrou média de 58,39 Mbps.

Após um ano da chegada do 5G no país, a velocidade média da rede móvel não apresentou muita melhora no primeiro semestre deste ano. É o que aponta o medidor de velocidade Minha Conexão, que analisou a performance de todas as tecnologias em operação no Brasil, onde indicou que a velocidade média foi de 30.40 Mbps.

Embora um pouco mais alta, a taxa ainda está bem próxima da apresentada antes da implementação do 5G. Em abril de 2022, a última geração móvel ainda não estava disponível no país e a velocidade média era de 29,65 Mbps. Pelo contrário, teve uma pequena queda, uma vez que em junho deste ano, a média nacional foi de 29,56 Mbps. Entretanto, a plataforma de medição ainda considera a conexão para “boa para navegar em redes sociais e assistir vídeos em alta resolução”.

Em setembro de 2022, três meses após a chegada do 5G nas primeiras capitais, a velocidade média registrada era de 58,39 Mbps, quase o dobro da média atual. A título de comparação, a média dos seis meses de abril a setembro de 2022 foi de 41.49 Mbps, conforme levantado pelo estudo.

No que tange a taxa de upload e a latência, os dados também foram tão satisfatórios, principalmente para quem gosta de jogar online pelo celular. No primeiro semestre do ano, foi registrada velocidade média de 16,16 Mbps, com latência de 43 milisegundos.

Em relação às regiões brasileiras, a plataforma de medição de velocidade aponta que o Nordeste apresentou a melhor performance de download com velocidade média de 33,45 Mbps, seguido da região Sul, que teve conexão de 33.10 Mbps, Centro-Oeste (30,6 Mbps) e Sudeste (29,95 Mbps). O Norte teve o pior resultado do estudo com 26.30 Mbps.

Foram analisados para esse levantamento um total de 167 mil testes de velocidade de internet móvel entre os meses de janeiro a junho de 2023, dos quais foram removidos testes destoantes que poderiam influenciar as informações do estudo.

Vale lembrar que nesta quinta-feira (20), a Opensignal, empresa especializada na avaliação da experiência móvel, também divulgou um relatório sobre as redes móveis no país e traz dados de velocidade do 5G das empresas de telefonia móvel.

De forma breve, a Vivo foi a tele que apresentou a maior taxa de velocidade 5G tanto para download (403,2 Mbps) quanto para upload (35,9 Mbps). Enquanto que a TIM registrou velocidade de download de 351,1 Mbps, e a Claro de 301,6 Mbps.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários