28/04/2024

MCom prepara novo programa para levar conectividade para as escolas

De acordo com o ministro das Comunicações, o novo projeto será mais amplo que as iniciativas já implementadas até então.

Em audiência pública no Senado Federal nesta terça-feira (23), além de falar sobre a aceleração do 5G no país, Juscelino Filho, ministro das Comunicações (MCom) revelou que o ministério está preparando um novo programa para levar conectividade para as escolas públicas do Brasil.

Segundo ele, o projeto já está em construção junto ao Ministério da Educação (MEC), e que promete ser mais amplo que as iniciativas já implementadas até então. A ideia pretende garantir infraestrutura dentro das unidades de ensino, assim como levar internet de qualidade, de 1 Mbps por aluno, com Wifi.

Para fazer o programa acontecer, serão usadas fontes do governo, como recursos do edital do 5G, além do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), cujo montante somará quase R$ 7 bilhões. Não foi revelada a data de lançamento do novo programa do governo, mas prepara a medida como resposta do Executivo a esta demanda.

Os eixos de intervenção incluem a extensão da rede de fibra óptica, em até 20km, principalmente em regiões rurais. Em locais inviáveis para instalação, a opção será via satélite. O ministro ainda afirmou que pretende incluir os pequenos provedores no novo projeto de conectividade.

Durante a reunião, o ministro das Comunicações também apresentou dados de acesso à internet aos parlamentares. Das mais destacadas está a informação de que há 8.365 escolas sem internet e 119.593 sem velocidade de conexão adequada, conforme dados recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Juscelino Filho ressaltou a importância da gestão em levar conectividade significativa para as escolas, que passa a ser uma prioridade. “Nosso desafio é justamente atuar nessas 119 mil [sem velocidade] e nessas 8 mil [sem conexão]”. Além disso, afirmou que o governo tentará incorporar os pequenos provedores.

O 5G também é parte importante da gestão do ministro da pasta, onde afirma que continuaram incentivando a antecipação do cronograma nos municípios. O esperado é que cerca de 1,6 mil cidades já tenham a infraestrutura da tecnologia até o final deste semestre.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários