17/04/2024

70% dos americanos acham que o TikTok é uma ameaça a segurança do país

Rede social chinesa, o Tiktok, representa um grande problema para grande parte da população dos Estados Unidos.

De acordo com uma nova pesquisa realizada pelo Pew Research Center, o TikTok, um aplicativo pertencente a uma empresa chinesa, está sendo alvo de preocupações por parte de congressistas e do governo dos Estados Unidos. Cerca de 59% dos americanos consideram o TikTok como um risco para a segurança nacional.

Tiktok

Apenas 17% dos entrevistados acreditam que a plataforma não representa uma ameaça à segurança do país, enquanto 23% não têm certeza sobre os riscos envolvidos.

Além disso, mais de 70% dos participantes da pesquisa expressaram preocupação com a forma como o TikTok utiliza seus dados pessoais. Existe um receio generalizado em relação à privacidade e ao uso potencialmente indevido das informações fornecidas pelos usuários na rede social.

No mês de maio, foram conduzidas entrevistas que coincidiram com a aprovação de uma lei em Montana, nos Estados Unidos, que proibiu o uso do TikTok. 

O estudo realizado pelo Pew Research Center reflete as percepções das pessoas após o Congresso e o governo aumentarem suas críticas em relação ao TikTok, o qual possui 150 milhões de usuários no país. Essas críticas geraram destaque tanto na mídia quanto nas redes sociais, destacando os potenciais riscos associados à plataforma. 

Em março, o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, foi submetido a um interrogatório pelo Congresso, no qual ele continuou negando que o governo chinês tenha acesso aos dados dos usuários e ofereceu garantias para tranquilizar os parlamentares.

No entanto, a plataforma não recebeu uma resposta favorável, pois o governo chinês emitiu uma defesa oficial contra os esforços para forçar sua venda e cessar sua propriedade por parte de uma holding chinesa.

A ameaça que o TikTok oferece

A pesquisa do Pew revelou que 64% dos entrevistados estão preocupados com a forma como o TikTok utiliza os dados dos usuários, enquanto 34% não estão preocupados. As opiniões sobre as ameaças do TikTok à segurança nacional variam de acordo com a idade e a inclinação política. Apenas 13% dos adultos de 18 a 29 anos consideram o TikTok uma grande ameaça, mas essa preocupação aumenta com a idade, chegando a 46% entre os americanos com 65 anos ou mais. 

No entanto, mesmo entre os mais jovens, o uso de dados é considerado um ponto fraco, com 54% das pessoas entre 18 e 29 anos preocupadas com a forma como a plataforma lida com suas informações pessoais, chegando a 75% na faixa etária acima de 65 anos.

Políticos tem dialogado sobre o assunto 

O TikTok tem sido alvo de pressões nos Estados Unidos, com Trump considerando-o uma ameaça à segurança nacional, enquanto Biden convidou TikTokers para a Casa Branca. Recentemente, o governo Biden defendeu a venda da plataforma. Segundo uma pesquisa do Pew, 70% dos republicanos e independentes com tendência republicana veem o TikTok como uma ameaça à segurança nacional, em comparação com 53% dos democratas e simpatizantes de Biden.

Os republicanos estão mais preocupados com o uso de dados do que os democratas (72% versus 60%). Metade dos não usuários do TikTok expressaram desconfiança em relação ao tratamento de suas informações, enquanto esse percentual aumentou para 69% entre os usuários da rede social. A pressão sobre o TikTok relacionada às preocupações com segurança nacional nos EUA tem aumentado desde março. 

No entanto, essas preocupações podem não ter sido refletidas no relatório de marcas de mídia mais valiosas da Brand Finance, que classificou o TikTok como o segundo mais valioso, atrás apenas do Google. O TikTok subiu duas posições na lista deste ano, enquanto o Twitter foi o grande perdedor.

ViaUol

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários